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Uber Moto completa dois anos no Rio de Janeiro com 100 mil motociclistas parceiros

Com mais de 3 milhões de usuários, modalidade ganha novas ferramentas de segurança, incluindo selfie de capacete para motociclistas.

Dois passageiros com capacetes estão em uma moto, sendo conduzidos em uma área residencial.
Moto com passageiros utilizando capacetes em área urbana

A Uber anunciou a marca de dois anos de operação do Uber Moto no Rio de Janeiro, modalidade que acumula mais de 3 milhões de usuários na cidade e cerca de 100 mil motociclistas parceiros que utilizaram o serviço como fonte de renda. Segundo a empresa, a iniciativa contribui para a mobilidade urbana ao oferecer viagens acessíveis para trajetos curtos e conexões com o transporte público.

“Desde o lançamento em 2023, o Uber Moto tem tido um papel importante na democratização da mobilidade urbana, oferecendo viagens mais acessíveis, especialmente em trajetos curtos e conectando com o transporte público. Essa modalidade também tem contribuído para a geração de renda de milhares de motociclistas parceiros, reforçando o compromisso da Uber com o desenvolvimento econômico local”, afirma Laura Lequain, Head de Moto da Uber no Brasil.

A Uber divulgou também uma pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a percepção do serviço. De acordo com os dados, 87% dos entrevistados concordam que o modal é uma alternativa viável para a falta de opções de transporte público, enquanto 89% afirmam que é ideal para trajetos curtos. O levantamento aponta ainda que 74% dos usuários utilizam o serviço para compromissos diários, como deslocamento para o trabalho ou faculdade, sendo que o principal atrativo é o preço das viagens, mencionado por 50% dos respondentes.

Segurança e novas ferramentas

A Uber também anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de segurança: a selfie de capacete. Segundo a empresa, o recurso verifica se o motociclista está utilizando o equipamento obrigatório antes de iniciar as viagens. A ferramenta foi testada nos últimos meses e agora passa a compor o conjunto de funcionalidades de segurança do aplicativo, que inclui alerta de velocidade, checklist antes do início do trajeto e seguro para acidentes pessoais em todas as viagens.

A segurança viária também é tema de um estudo conduzido pelo Instituto Cordial com apoio da Uber. A pesquisa analisou fatores de risco para incidentes envolvendo motociclistas em quatro capitais, incluindo o Rio de Janeiro. Além disso, a empresa participou de uma blitz educativa organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a CET Rio e o Detran, no Centro da cidade.

“A empresa acredita que, por meio da tecnologia e educação, pode contribuir para a redução da sinistralidade, não só durante o uso do aplicativo, mas também para todo o ecossistema de trânsito. São diversos conteúdos educacionais, produzidos em parceria com especialistas em segurança viária, apresentando dicas e orientações de como reduzir riscos na hora de utilizar um veículo, seja dirigindo ou como usuário”, afirma Laura Lequain.

Regulamentação e expansão do Uber Moto no Brasil

O Uber Moto foi lançado no Brasil em 2020 e, desde então, expandiu sua atuação para diversas cidades. A Uber destaca que o serviço é uma atividade privada e distinta do mototáxi, que se enquadra como um serviço público. A empresa informa ainda que a modalidade está regulamentada pela Lei Federal 13.640/2018 e prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), sendo respaldada por mais de 20 decisões judiciais no país.

Sobre a pesquisa Datafolha

O levantamento realizado pelo Datafolha entrevistou 1.406 pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes a diferentes classes econômicas, na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro. As entrevistas ocorreram entre 7 e 20 de dezembro de 2024, com abordagem presencial e duração média de 13 minutos. A pesquisa possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

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