O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber lança recurso para que passageiras escolham motoristas mulheres

Preferência por gênero poderá ser ativada também pelas condutoras; teste estará disponível em três cidades dos EUA.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
mulheres motoristas de aplicativo 1543951200378 v2 900x506
Foto: Reprodução/Internet

A Uber anunciou o lançamento do recurso “Women Preferences” (Preferência por Mulheres) nos Estados Unidos, que permitirá que usuárias e motoristas mulheres optem por serem pareadas entre si nas viagens. Segundo a empresa, a funcionalidade será testada inicialmente nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Detroit nas próximas semanas.

De acordo com a Uber, usuárias terão três formas de utilizar a preferência por motoristas mulheres:

  • Solicitar viagens imediatas com a opção “Women Drivers”, podendo optar por outro carro caso o tempo de espera seja maior;
  • Reservar com antecedência viagens com motoristas mulheres pelo serviço Reserve;
  • Configurar no aplicativo uma preferência por motoristas mulheres, o que, segundo a empresa, aumenta as chances de ser atendida por uma condutora, embora não haja garantia.

Motoristas mulheres também poderão ativar uma preferência por passageiras mulheres. A companhia afirma que essa opção estará disponível inclusive em horários de maior demanda, como no período noturno, ampliando as oportunidades de ganho com mais autonomia.

A Uber informou que a funcionalidade foi desenvolvida com base em pesquisas e testes em diversos países. A iniciativa teve início em 2019 na Arábia Saudita, após a liberação legal para que mulheres pudessem dirigir. Desde então, a empresa diz que o recurso se expandiu para 40 países e foi utilizado em mais de 100 milhões de viagens.

Segundo a companhia, o desafio foi criar um sistema que funcionasse de forma confiável mesmo em contextos onde a maioria dos motoristas são homens. A empresa afirma que realizou ajustes com base no comportamento de usuários em mercados como Alemanha e França, buscando tornar a funcionalidade viável em diferentes realidades.

A Uber informou ainda que pretende seguir aprimorando a experiência nos Estados Unidos com iniciativas educativas, parcerias e melhorias técnicas.

Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar