A integração do botão “Ligar para a Polícia”, presente no aplicativo da Uber, com o Centro de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), responsável pelo serviço 190, começou a funcionar nesta semana. Segundo a Uber, a funcionalidade permite que, ao acionar o botão, o sistema do 190 receba automaticamente a localização em tempo real e informações da viagem, como placa, modelo, cor do veículo e dados do solicitante, seja motorista parceiro ou passageiro.
De acordo com a empresa, o objetivo é agilizar o atendimento em situações de emergência, evitando que o solicitante precise repassar verbalmente essas informações ao telefone. A iniciativa é fruto de um termo de cooperação firmado em abril entre a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e a Uber, que passou por uma fase de testes e treinamentos antes de ser implementada.
Segundo a SSP/DF, a parceria integra os programas “Cidade Mais Segura” e “Cidadão Mais Seguro”, dentro do eixo Segurança Integral do Governo do Distrito Federal. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, afirmou que o acordo segue diretrizes da Constituição Federal sobre a segurança pública como dever do Estado e responsabilidade de todos.
A tecnologia por trás do envio automático das informações é fornecida pela empresa RapidSOS, que desenvolveu uma plataforma de dados para integração entre aplicativos móveis e os serviços locais de emergência.
A Uber informou que esta é a sexta integração do tipo no Brasil. A funcionalidade também está ativa nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, além de estar presente em mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos e em localidades do México, África do Sul e Canadá.
Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.