A Justiça do Paraná condenou a Uber e um motorista parceiro a pagarem uma indenização a um passageiro que esqueceu o celular dentro do carro durante uma corrida em Curitiba. O aparelho só foi devolvido depois que o passageiro registrou um boletim de ocorrência. Quando recuperou o telefone, ele já estava formatado e sem o chip.
O caso aconteceu em abril de 2024. o passageiro entrou com uma ação pedindo indenização por danos materiais e morais. Segundo ele, tentou várias vezes recuperar o celular com o motorista, André Melo Jassula, mas só teve sucesso após acionar a polícia.
A Uber tentou se defender dizendo que não pode ser responsabilizada porque apenas intermedia o serviço entre motoristas e passageiros. Já o motorista disse que só encontrou o celular depois, dentro do carro, entre o banco e o apoio de braço.
A juíza leiga responsável pelo caso entendeu que a Uber também tem responsabilidade, já que faz parte direta da prestação do serviço. Além disso, ela apontou contradições no depoimento do motorista, o que levantou dúvidas sobre a versão apresentada.
A Justiça decidiu que tanto a Uber quanto o motorista devem pagar juntos R$ 79,00 ao passageiro como ressarcimento por um gasto comprovado, e mais R$ 1.000,00 por danos morais. O valor será corrigido com juros.
O motorista ainda tentou processar o passageiro de volta, mas o pedido foi negado por falta de provas.
A decisão foi emitida no dia 2 de fevereiro de 2025 e agora segue para homologação por um juiz.
Respostas de 3
Infelizmente mais um caso de mal caratismo de “brasileiro” Não é teu? Devolve, simples assim!!! Nenhum dinheirinho que se consiga com este tipo de expediente, compensa a vergonha de ser pego em flagrante ou na mentira. Eu já fui furtado por passageiro 4 vezes, o ultimo foi dia 2 de abril/25, sai sim de casa com o cartão de débito no bolso, mas ele caiu, pois é uma calça de “bolso faca” de tactel, que várias vezes aconteceu isso, e quando ele caiu na lateral do banco, eu achei, mas desta vez ele caiu para trás, e alguma pasageira (nesta manhã só transportei mulheres) viu o cartão alí, dourado, significa cheque especial, limite pra gastar e… “O Símbolo” de pagamento por aproximação, que eu convenientemente desativo, assim que o cartão chega na minha mão… A ladra com certeza se deu mal, tá com um peso morto nas mãos. Mas nós motoristas somos profissionais, não podemos ter uma atitude dessas, nós somos alguém em quem as pessoas que entram em nosso carro, confiam, ao se colocarem nele e aceitarem que as conduzamos, essa confiança não pode ser quebrada por atitudes imbecís, pois ela mancha toda a categoria
Como sempre a Uber tenta se eximir da sua responsabilidade, ela tem sim responsabilidade pelo oque acontece com o Motoristas e com os Passageiros, pois ela recebe pelas corridas paga pelo passageiros, e ainda cobram muito, os lucros da Uber são exorbitante, está empresa já deveria ser expulsa do País.
Como sempre a Uber tenta se eximir da sua responsabilidade, ela tem sim responsabilidade pelo oque acontece com o Motoristas e com os Passageiros, pois ela recebe pelas corridas paga pelo passageiros, e ainda cobram muito, os lucros da Uber são exorbitante, está empresa já deveria ser expulsa do País. Vcs não gostam que criticamos a Uber, mas é a pura verdade.