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Uber é condenada a pagar multa recorde de R$1,8 bilhão de reais

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Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
A imagem mostra um martelo de juiz em um fundo laranja, simbolizando uma decisão judicial, ao lado de um smartphone exibindo o logotipo da Uber. A composição sugere uma conexão entre a empresa de transporte por aplicativo e questões legais ou judiciais.

Empresa americana é acusada de enviar dados de motoristas na Holanda sem proteção suficiente e recebe multa de €290 milhões.

Em sua maior punição, a Uber terá que pagar uma multa de €290 milhões, o equivalente a R$ 1,8 bilhão, após transferir dados de motoristas europeus para sua sede, localizada nos Estados Unidos, sem proteção e privacidade suficiente, segundo o exigido pela União Europeia.

A punição foi determinada pela Autoridade Holandesa de Proteção de Dados, nesta segunda-feira (26), na qual alegam que as transferências são uma “violação grave” do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

Aleid Wolfsen, presidente da autoridade holandesa, comentou o caso: “A Uber não cumpriu os requisitos do RGPD para garantir o nível de proteção aos dados transferidos para os Estados Unidos”.

A Autoridade explica que a empresa americana coletou informações sensíveis de motoristas europeus, incluindo licenças de táxi, dados de localização, fotos, detalhes de pagamento, documentos de identidade “e, em alguns casos, até dados criminais e médicos”.

Os dados foram enviados por dois anos para a sede da Uber nos Estados Unidos, mas o órgão reitera que a Uber encerrou esta prática no ano passado.

Enquanto isso, Caspar Nixon, porta-voz da Uber, respondeu em e-mail para o Globo que: “Esta decisão viciada e multa extraordinária são totalmente injustificadas”.

E em nota, a plataforma alega que: “O processo de transferência de dados transfronteiriços da Uber estava em conformidade com o GDPR durante um período de três anos de imensa incerteza entre a UE e os Estados Unidos. Vamos apresentar uma apelação e acreditamos que o bom senso prevalecerá”. A empresa recorrerá da decisão.

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Redação 55content

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