O Sebrae apresenta programas e soluções voltadas para a digitalização e gestão de pequenos negócios do setor de alimentação no evento.
O Sebrae participa do iFood Move, evento que acontece nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo, com o objetivo de apresentar soluções para os pequenos negócios do setor de alimentação.
Com foco nos donos e gestores de restaurantes e empresas de delivery, o Sebrae aposta em programas voltados para a digitalização e otimização da gestão empresarial.
O setor de Alimentos e Bebidas representa 3,4 milhões de empresas no Brasil, das quais quase 97% são micro e pequenas empresas (MPEs), segundo dados do Sebrae. A participação deles no evento busca atender as necessidades desse público, oferecendo alternativas para melhorar a produtividade e promover a presença no mercado digital.
Durante o iFood Move, o Sebrae apresentará, em seu estande, soluções desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre os programas destacados estão o Up Digital, o Decola MEI e o portal de cursos fast learning, que fazem parte do projeto Gastronomia Digital.
As iniciativas, segundo o Sebrae, são de acesso gratuito e online, com dezenas de cursos voltados para empreendedores e profissionais do setor de alimentação.
“O objetivo é divulgar esses programas que abordam temas relevantes, como gestão de fornecedores, redução de custos com energia e valorização de produtos de origem, além de ensinar como vender utilizando canais de delivery”, afirma Bruno Lopes, analista de Competitividade do Sebrae. Ele ressalta que o Sebrae espera contribuir para o aumento da produtividade dos pequenos negócios de alimentação.
No estande da instituição, os visitantes poderão conhecer essas plataformas e tirar dúvidas com os promotores presentes. A aposta em tecnologia e digitalização, de acordo com Bruno Lopes, é uma tendência crescente, especialmente no segmento de delivery, que tem se tornado uma estratégia fundamental para que os pequenos negócios se mantenham competitivos no cenário atual.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2022, a inflação e o aumento do custo de vida levaram os brasileiros a cozinhar mais em casa. Nesse cenário, os pequenos negócios de alimentação fora do lar precisam adotar novas estratégias para enfrentar esses desafios. Lopes aponta que a valorização da culinária local e a incorporação de novas tecnologias são caminhos para agregar valor e melhorar a competitividade do setor.
Texto produzido com informações de assessoria.