Kleber Rosa anuncia projeto para aumentar a participação da prefeitura e dos setores empregadores no financiamento do sistema de ônibus.
O candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), revelou sua proposta para os motoristas de aplicativo da capital da Bahia. Em sua participação no podcast do canal Bahia Notícias, Rosa destaca seu projeto de aplicativo de transporte.
Ele explica que a ideia é: “Construir uma plataforma específica de carros por aplicativo e substituir o Uber”. E, para isso, projeta diminuir o valor repassado pelo trabalhador, destinando-o à prefeitura como uma espécie de contribuição pela concessão. Esse valor seria utilizado para cobrir parte dos custos do transporte coletivo.
A proposta inclui várias alternativas para viabilizar esse objetivo, mas a principal seria aumentar a participação da prefeitura e dos setores empregadores no financiamento do sistema de ônibus.
Atualmente, Kleber relata que o sistema é sustentado por três fontes principais: subsídios da prefeitura, contribuições dos empregadores através do vale-transporte e a tarifa paga pela população.
E completa: “A gente anistiaria a população como um todo e aumentaria a participação desses dois segmentos. Buscando, obviamente, outros complementos, tanto com o subsídio do governo federal, quanto com outras ações que visam criar o conjunto dos recursos necessários para a tarifa zero”.