O gerente de produto da Uber nos Estados Unidos, Chris Yoon, publicou na última segunda-feira (3) atualizações no aplicativo para facilitar o uso por pessoas com deficiência visual.
Yoon, que é deficiente visual, explicou que apesar da conveniência e os recursos de acessibilidade da Uber transformarem a maneira como ele se locomovo pelo mundo, ao viajar com sua cadela-guia, Sadie, às vezes enfrentava desafios para conseguir uma corrida, e ouvia relatos semelhantes de outros usuários de animais de serviço.
“Com minha experiência técnica e vivência ao navegar pelo mundo com um animal de serviço, entrei para a Uber com uma missão clara: ajudar a expandir a acessibilidade no transporte por aplicativo, incluindo para aqueles que dependem de animais de serviço”.
Os passageiros terão a opção de se autoidentificar como usuários de animais de serviço no app da Uber e poderão optar por notificar automaticamente os motoristas sobre essa informação ao chegarem ao local de embarque. Dessa forma, não será mais necessário enviar uma mensagem ao motorista antes da corrida.
“Com essa atualização, nosso objetivo é promover uma comunicação mais clara e aumentar a confiança tanto dos passageiros quanto dos motoristas ao longo da viagem”.
A autoidentificação não é obrigatória para o usuário. No entanto, Yoon lembra:
“Independentemente de o passageiro optar ou não por usar a autoidentificação, a Política de Animais de Serviço da Uber e suas Diretrizes da Comunidade são claras: motoristas são proibidos de recusar corridas a passageiros com animais de serviço ou discriminá-los por esse motivo. Qualquer motorista que viole essa política pode perder permanentemente o acesso à plataforma”.
Se um passageiro optar por notificar os motoristas de que está viajando com um animal de serviço e um motorista tentar cancelar a viagem no momento do embarque, o motorista receberá uma notificação no app informando que é contra a lei recusar transporte a alguém devido ao seu animal de serviço.
“Estamos investindo em novas medidas para tornar o processo de denúncia mais eficiente para passageiros com animais de serviço. Entendemos que cancelamentos de corridas podem ser estressantes para esses usuários. Por isso, caso um passageiro autoidentificado como usuário de animal de serviço tenha sua corrida cancelada no momento do embarque, enviaremos automaticamente uma mensagem no app perguntando o que aconteceu, para que possamos oferecer suporte adicional”.
Passageiros com animais de serviço que preferirem não usar esse recurso, mas precisarem de suporte, podem entrar em contato com a empresa pelo app ou por telefone.
Não há informações sobre quando o recurso estará disponível no Brasil. No entanto, assim como nos Estados Unidos, os motoristas são proibidos de recusar cães de serviço por aqui.