A presença do trabalho por aplicativo na vida dos brasileiros tem crescido, segundo dados divulgados pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). De acordo com a pesquisa, 68% da população afirma conhecer alguém que trabalha por aplicativo, um aumento de cinco pontos percentuais em relação a 2023, quando esse percentual era de 63%.
O levantamento também mostra que 67% dos consumidores dizem considerar as condições de trabalho ao escolher qual aplicativo utilizar. Segundo o diretor do ITS Rio, Fabro Steibel, os dados sugerem que questões ligadas à mobilidade urbana e ao trabalho estão cada vez mais relacionadas na tomada de decisão dos usuários.
Ainda conforme a pesquisa, 76% dos entrevistados acreditam que as plataformas deveriam fornecer os equipamentos de trabalho, e 85% defendem que o governo estabeleça regras claras para o setor, o que indica uma demanda da população por maior regulamentação e fiscalização do trabalho por aplicativo.
A pesquisa, intitulada “Percepção sobre o Trabalho por Aplicativo”, foi realizada com 2.600 pessoas com 18 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 28 de outubro de 2024 e 10 de janeiro de 2025. As entrevistas foram feitas por telefone, com aplicação de questionário eletrônico via sistema C.A.T.I. (Computer Assisted Telephone Interview). O estudo possui margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.