O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Pesquisa da 99 aponta preferência por motoristas mulheres em apps de transporte

“Preferem andar com a gente”: 93% das motoristas dizem que passageiras se sentem mais seguras com mulheres ao volante.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Mulher motorista sorridente ao volante de um carro da 99 com adesivo do programa "Mais Mulheres na Direção".
Motorista do programa "Mais Mulheres na Direção", iniciativa da 99 e Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro, que incentiva a participação de mulheres no setor de transportes. Foto: Reprodução/ 99.

Uma pesquisa conduzida pela 99 em parceria com a consultoria Think Eva revelou que 93% das motoristas acreditam que passageiras preferem ser transportadas por outras mulheres. O estudo faz parte da nova fase do programa “99 Mais Mulheres” e foi realizado com 878 motoristas e potenciais motoristas em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Segundo a 99, o levantamento indica que 76% das motoristas sentem que o fato de serem mulheres aumenta os riscos durante o trabalho. Entre os principais receios estão assaltos (74,9%), segurança no trânsito (60%) e assédio por passageiros (56,5%), inclusive de cunho sexual (51%). Outros 41% apontaram assédio vindo de motoristas homens.

De acordo com os dados informados pela empresa, 73% das motoristas entrevistadas são mães e 79% dependem da renda gerada no aplicativo como principal fonte de sustento. Para 57%, essa é a única fonte de receita.

A pesquisa mostra ainda que a maioria das motoristas tem mais de 40 anos (66%) e acumula outras tarefas além do trabalho, como afazeres domésticos e cuidados com familiares (49,5%).

Antes de iniciar a atividade, 21% relataram sentir muito medo de dirigir no aplicativo. Com o tempo, esse percentual caiu para 6%, segundo a Think Eva, o que indicaria uma adaptação ao uso das ferramentas de segurança da plataforma. Entre as potenciais motoristas, porém, o medo de sofrer assédio sexual chega a 90%.

Como parte do programa “99 Mais Mulheres”, foi lançada uma cartilha educativa com informações sobre violências física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e digital. O material também detalha conceitos legais e orienta sobre onde buscar ajuda, com contatos de serviços especializados como a Central de Atendimento à Mulher (180) e a rede As Justiceiras, parceira na iniciativa.

A 99 afirma ter investido mais de R$ 50 milhões em 2024 em recursos tecnológicos e medidas de segurança, e que para 2025, a previsão é de R$ 70 milhões. A plataforma conta com mais de 50 funcionalidades voltadas à proteção de usuárias e motoristas, como o Botão 99Mulher, que permite às condutoras optarem por atender apenas passageiras.

A pesquisa combinou dados qualitativos e quantitativos, incluindo 24 grupos focais com 156 participantes e 878 respostas a questionários em seis capitais brasileiras.

Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar