Novo acordo entre Insper e iFood viabiliza acesso seguro a dados de entregadores para pesquisas sobre mobilidade e segurança viária.
O Insper e o iFood estabeleceram uma parceria que permitirá a pesquisadores o acesso a dados detalhados sobre a rotina de entregadores, visando promover estudos de interesse público. Esse acordo foi articulado pelo Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper, com base em uma atividade de campo de alunos.
A colaboração viabiliza pesquisas acadêmicas que abordarão aspectos como ganhos por hora, horas trabalhadas e a velocidade em rota na cidade de São Paulo, além de iniciativas educacionais do iFood voltadas para os entregadores.
Os dados, coletados e tratados pelo iFood, estarão disponíveis nas Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper, ambiente projetado para proteger dados sensíveis. A empresa ressalta que o acesso é permitido apenas após aprovação do projeto de pesquisa pelo comitê do centro, em conformidade com as políticas de segurança de dados.
Segundo Tomas Alvim, coordenador-geral do Centro, a parceria “reforça a linha de atuação do Centro de promover a análise e a pesquisa dos desafios urbanos a partir de dados”. Alvim destaca a importância do uso de informações para apoiar soluções baseadas em evidências, com potencial de impacto social.
A aproximação entre as instituições começou em julho de 2024, quando alunos do Insper visitaram o iFood para discutir temas como segurança viária. A partir dessa troca, surgiu a proposta de compartilhamento de dados.
Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro de Estudos das Cidades, comenta que os dados disponíveis incluem informações sobre rotas, renda e carga horária dos entregadores, sendo uma contribuição relevante para os estudos sobre segurança viária e mobilidade urbana. “A segurança viária é um tema central em nossa linha de pesquisa e o setor de entregas desempenha um papel relevante”, pontua Borges.
Débora Gershon, diretora de políticas públicas e economia do iFood, afirma que a colaboração é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o trabalho de entregadores, alinhando-se à política de transparência da empresa. “Queremos colaborar com a produção de conhecimento baseado em evidências, o que qualifica o debate sobre políticas públicas”, explica.
A executiva do iFood também destaca que o acordo de cooperação possibilita análises sobre o impacto dos programas educacionais oferecidos pela empresa, como o Meu Diploma do Ensino Médio e Decola, na trajetória dos entregadores. Essas pesquisas, baseadas em dados confiáveis, segundo Gershon, poderão apoiar políticas públicas mais eficazes.
A coordenadora técnica do Centro de Dados e IA do Insper, Suelane Garcia Fontes, também enfatiza a relevância do acordo. “A parceria amplia as oportunidades de pesquisas com impacto social e reforça nosso compromisso com a segurança e a infraestrutura de dados para fins de pesquisa”, afirma.
A colaboração entre o iFood e o Insper está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), assegurando o uso responsável das informações coletadas para a produção de conhecimento.