A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas de aplicativo cujos veículos têm placa com final 3 para realizarem a vistoria anual obrigatória. O procedimento, exigido para liberação da atividade, acontece exclusivamente na nova sede da Etufor, localizada no bairro Passaré, com atendimento das 8h às 16h30.
Em 2025, já foram aprovados 3.610 veículos nas vistorias, sendo 930 somente no mês de abril. O calendário da vistoria segue cronograma divulgado no Diário Oficial do Município e é reforçado por comunicados nas redes sociais da Etufor e no site da Prefeitura de Fortaleza.
Agendamento e documentação
A vistoria deve ser previamente agendada por meio do site da Etufor. Após o agendamento, o motorista precisa emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), no valor de R$ 134,98, efetuar o pagamento e apresentar o comprovante no dia marcado, junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os documentos do veículo.
Durante a inspeção, são verificados itens como pneus, sistema elétrico e carroceria. Além disso, o veículo deve estar em conformidade com o Decreto nº 14.415/2019, que obriga a fixação de um adesivo de até 14×14 cm no vidro traseiro, contendo a logomarca do aplicativo ou a frase: “Este veículo trabalha por aplicativos”.
Veículos com mais de 10 anos de fabricação não estão aptos a operar no serviço de transporte por aplicativo.
Consequências e validade
A vistoria tem validade de 12 meses e garante que o veículo está em conformidade com os critérios de segurança exigidos para o transporte remunerado de passageiros. Motoristas que descumprirem o prazo estabelecido estão sujeitos a penalidades, como multa e até apreensão do veículo durante fiscalizações de rotina.
Serviço
Vistoria para motoristas de aplicativo – Placa final 3
Local: Etufor – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5451, Passaré
Horário: 8h às 16h30
Agendamento: Site da Etufor
Documentos exigidos: CNH, documentação do veículo e DAM pago (R$ 134,98)