Mochilas, óculos e até airfryer: Uber divulga ranking de itens mais esquecidos por usuários no Brasil

Uber também informa que Bragança Paulista lidera o ranking de cidades onde os passageiros mais esquecem objetos e explica como recuperar itens deixados nas viagens.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Banco traseiro de carro com uma variedade de objetos inusitados, incluindo manequim, máquina de açaí, ferramentas, peças automotivas e eletrodomésticos.
Foto: Divulgação/Uber

A Uber divulgou a edição 2025 do seu Índice de Itens Perdidos e Achados no Brasil. O levantamento revela os objetos mais esquecidos por usuários durante corridas realizadas por meio da plataforma, e chama atenção pela variedade e curiosidade dos itens – que vão desde mochilas e celulares até uma máquina de açaí, motosserra e airfryer.

Entre os itens mais frequentemente esquecidos estão objetos do cotidiano como bolsas, chaves, óculos, carteiras e garrafas térmicas. Por outro lado, a lista de achados inusitados inclui peças automotivas, um chapéu russo, roupão de noiva e até uma arma de choque.

Clique aqui parar entrar no grupo de Whatsapp do 55content e receber notícias fresquinhas sobre aplicativos de transporte

O relatório também aponta as cidades brasileiras onde os passageiros mais esquecem seus pertences dentro dos carros. Bragança Paulista (SP) lidera o ranking, seguida por Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Brasília (DF) e Itajaí (SC). Outros municípios que aparecem entre os dez primeiros são Criciúma, Foz do Iguaçu, Curitiba, Ipatinga e Cabo Frio.

A análise mostra ainda que determinados itens costumam ser esquecidos com maior frequência em dias específicos da semana. Guarda-chuvas, por exemplo, são mais deixados às segundas, quintas e sextas-feiras. Já os óculos tendem a ser esquecidos aos sábados, enquanto terças-feiras registram o maior número de tablets perdidos.

Como recuperar itens esquecidos

A Uber orienta os usuários que deixarem algo no carro a entrarem em contato com o motorista pelo próprio aplicativo, no menu “Suas Viagens”. Na seção “Itens Perdidos”, é possível informar um número de telefone e solicitar retorno do motorista. Caso o item perdido seja o celular, o procedimento pode ser feito pelo site uber.com/ajuda.

A plataforma informa que o contato direto com o motorista é possível por até 48 horas após a viagem. Nesse período, o motorista deve manter o item guardado com segurança. Após a devolução, uma taxa de retorno pode ser cobrada do passageiro para ressarcir o deslocamento do condutor, sendo repassada integralmente ao motorista parceiro.

Pesquisar