Mais de 75% dos motoristas parceiros da Lalamove migraram de setores tradicionais para atuar com entregas sob demanda, segundo levantamento divulgado pela empresa. O dado é parte de uma pesquisa global realizada com cerca de 9 mil respondentes em diferentes mercados.
De acordo com a Lalamove, o modelo de trabalho flexível tem contribuído para que os motoristas encontrem mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A empresa afirma que esses profissionais têm usado a plataforma para complementar a renda, realizar objetivos pessoais e conciliar a rotina familiar.
No Brasil, aproximadamente 30% dos motoristas que atuam pela Lalamove vieram do setor logístico tradicional. Outros grupos incluem ex-funcionários de cargos administrativos (16%) e autônomos (10%).
Ainda segundo a empresa, a principal motivação para trabalhar com a Lalamove é a flexibilidade: 65% dos motoristas apontaram esse fator como determinante, enquanto 47% citaram a possibilidade de equilibrar os ganhos com compromissos pessoais e familiares.
A pesquisa aponta também que 63% dos motoristas parceiros utilizam a plataforma como forma de complementar a renda principal. Entre os entrevistados, 63% são casados e dois terços têm filhos. Para a Lalamove, esses dados indicam que a flexibilidade do modelo de trabalho facilita a gestão das demandas cotidianas, como levar filhos à escola ou cumprir compromissos de saúde.
Um dos exemplos apresentados pela empresa é o de Felipe, que deixou uma transportadora para atuar como motorista parceiro. “Se eu tenho uma consulta médica ou outro compromisso, posso parar o aplicativo ou começar mais tarde, ou até mesmo realizar as entregas um pouco mais cedo. (…) Antes eu não tinha isso, agora eu tenho essa flexibilidade”, disse.
A empresa também anunciou a campanha “Heróis das Entregas”, que pretende destacar relatos de motoristas parceiros em diferentes países. No Brasil, dois profissionais compartilharam suas experiências em vídeos publicados no canal da Lalamove no YouTube. A campanha inclui um vídeo oficial, disponível no canal oficial da empresa.
Segundo Helena Lizo, diretora geral da Lalamove Brasil, a proposta da campanha é valorizar os motoristas parceiros e reforçar o papel deles no dia a dia da empresa. “Por trás de cada entrega feita com a Lalamove, existe uma história de esforço, cuidado e conquista. Nossos motoristas parceiros transportam mais do que pacotes — eles movem sonhos, sustentam famílias e impulsionam pequenos negócios”, disse. A empresa destaca que, ao permitir que motoristas escolham quando e como realizar as entregas, o modelo favorece a conciliação entre trabalho e projetos pessoais, além de estimular a geração de novas oportunidades e conexões com impacto nas comunidades. “Para nós, isso é heroísmo. E é por isso que seguimos reconhecendo e valorizando quem faz tudo isso acontecer, todos os dias”, afirma Helena.
Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.