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Leia a íntegra do discurso de abertura do chefe de produto da Uber no evento anual da empresa

Empresa está implementando novas funcionalidades no mercado.

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Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Homem em apresentação ao vivo, gesticulando enquanto fala em frente a uma tela com imagem ampliada de uma profissional da saúde segurando um smartphone.
Foto: Go Get

A Uber realizou na manhã de hoje (14), a quinta edição do Go-Get, seu evento anual para divulgação de novidades da empresa.

Sachin Kansal, Chief Product Officer da Uber, em seu discurso de abertura, anunciou 5 novas funcionalidades que a empresa está implementando no mercado: Commute Alerts, Price Lock, Prepaid Pass, Route Share e o Commute Hub.

“Oi, pessoal. Bem-vindos ao quinto Go-Get anual.

Meu nome é Sachin Kansal. Sou o Chief Product Officer da Uber. Gerencio as experiências tanto de mobilidade quanto de entrega aqui — ou seja, o “go” e o “get”. E meu trabalho é fazer com que essas experiências sejam as mais perfeitas possível. Mas isso nem sempre é fácil, porque operamos em uma escala enorme: 175 milhões de clientes em 70 países que fizeram 11 bilhões de viagens no ano passado.

Quando se opera nessa escala, às vezes é fácil esquecer o que um usuário individual está pensando ou sentindo. O que acontece em cada uma dessas 11 bilhões de viagens? Então, sempre lembro minhas equipes: não se deixem distrair pelos números. Coloque o usuário individual no centro de tudo o que fazemos. E eu tento seguir esse conselho também. Tento ser esse usuário — e sou um usuário muito, muito frequente da Uber. Faço muitas viagens.

Você pode ver quantas viagens já fiz. Peço algumas entregas do Uber Eats toda semana — talvez até demais, incluindo ontem à noite no meu quarto de hotel. É só para testar… só para testar. Também sou motorista e entregador da Uber. Dirijo e entrego comida todo mês. Esse é realmente um vídeo meu na estrada. Há um passageiro no banco de trás também. Foi gravado pela minha câmera no painel.

Essa é a melhor maneira de me colocar no lugar dos nossos usuários, viver o que eles vivem e descobrir o que precisamos melhorar. Mas não para por aí. Documentei cada problema em detalhes e compartilhei com minhas equipes. Esse é meu documento real. E cobro que resolvam o mais rápido possível. Eles adoram isso.

Mas, olha, é nosso trabalho entender o que os usuários estão dizendo e resolver os problemas deles — e é disso que se trata hoje. Vamos começar com uma pergunta simples: por que as pessoas usam a Uber?

Muita gente acha que é um luxo conveniente, usado por executivos para ir ao aeroporto, a reuniões ou eventos sociais. Mas, na realidade, para muitos clientes, a Uber é uma necessidade diária. São trabalhadores comuns indo para o trabalho. Não têm carro, não estão perto de transporte público, trabalham por turno e precisam chegar pontualmente. Eu, como motorista, já levei muitos deles — e deixei pessoas em hospitais, lojas e restaurantes, porque é onde trabalham.

No ano passado, fizemos 3 bilhões de viagens para o trabalho, e 60% desses usuários têm renda familiar abaixo de 75 mil dólares. São trabalhadores comuns. E não são só adultos. Adolescentes têm uma rotina fixa, e os pais começaram a usar bastante o Uber Teen, que lançamos dois anos atrás como parte do Uber Family. Agora, adolescentes podem pedir viagens com supervisão dos pais. Está bombando. São milhões de viagens teens por mês, e dá tranquilidade aos pais.

Não vamos esquecer os avós. Este mês, lançamos o piloto do Uber Senior. Idosos agora podem acessar uma versão simplificada do app e pedir viagens, enquanto os familiares podem acompanhar em tempo real.

Mas não é só sobre transporte. Esses mesmos trabalhadores, quando voltam para casa exaustos — como uma enfermeira da UTI — contam com o Uber Eats para colocar comida na mesa e encher a geladeira.

Essas são as pessoas que temos em mente: trabalhadores, cuidadores, idosos, adolescentes, pais, turnistas. Queremos saber o que estão pensando. E perguntamos. E o que dizem é que o mundo está demais — confuso, cansativo e caro. E de fato tudo ficou mais caro nos últimos anos.

Então, aos nossos usuários, deixamos claro: ouvimos vocês e estamos totalmente comprometidos a tornar sua vida mais fácil, simples e acessível — inclusive ao usar a Uber e o Uber Eats.

Agora, vamos ver como vamos fazer isso. Conheçam a Rebecca. Ela é enfermeira de UTI. Trabalha das 7h30 às 19h30 todos os dias. Usa Uber há anos, várias vezes por semana.

De manhã, abre o app e vê um preço: 20 a 18 dólares. No dia seguinte pode ver 20. No outro, 24. A gente tem um mercado dinâmico — os preços variam conforme o movimento. Mas, para ela, é só mais uma coisa para se preocupar: peço agora? espero? o preço vai cair? Isso gera ansiedade, e queremos que sua rotina seja sem estresse.

Então, como resolvemos isso? Primeiro, com o Commute Alerts. Ela define um alerta de casa para o trabalho, indica horário e dias. Usamos IA para analisar trânsito, número de motoristas, histórico de viagens, e mandamos uma notificação. Sabemos que ela costuma sair às 7h, então avisamos às 6h50: “trânsito pesado, peça agora para chegar às 7h25.” Bem direto. Vamos incluir previsão do tempo e variação de tarifa. E isso aparecerá na tela com Live Activities (iOS) e Live Updates (Android) — um lembrete persistente no celular dela. Tipo um assistente pessoal no bolso.

Mas, mesmo pedindo na hora certa, o preço ainda varia. O que ela quer é fixar o preço. Então vamos lançar o Price Lock. Ela insere origem e destino, define o horário (por exemplo, entre 6h15 e 7h15). Mostramos o valor — digamos, 20 a 18 dólares. Ela pode travar esse preço pagando US$2,99 por mês e economiza até US$50. Um bom negócio para quem anda todo dia.

Se um dia o app mostrar US$24, não importa: ela paga os 20 a 18. E se for US$18? Melhor ainda, ela paga o menor valor. Paz de espírito total.

O Price Lock será lançado hoje em várias cidades dos EUA e do Brasil.

Mas Rebecca anda muito. Faz 20 viagens por mês. Deveria economizar mais que quem faz 4, certo? Então criamos o Prepaid Pass — ela compra um pacote com desconto. Se comprar 15 viagens, economiza 15%. Vai poder acompanhar quantas restam. Teremos pacotes de 5, 10, 15 e 20 viagens neste verão. Quanto mais compra, mais economiza.

Esses dois passes — Price Lock e Prepaid Pass — serão lançados em breve. Um ótimo jeito de economizar no UberX.

Mas os usuários dizem: “Quero economizar mais. Posso esperar ou andar um pouco.” E isso nos levou ao Route Share. Muitos usuários moram e trabalham em áreas semelhantes, com horários parecidos. Dá pra compartilhar o carro. Hoje já temos o Uber Share — pega um, depois outro, depois deixa ambos. Economiza 10% a 30%.

Com o Route Share, pedimos que o usuário ande até um ponto fixo num horário fixo e compartilhe a rota com outros. Ele insere origem e destino, e além do preço, vê mais detalhes: caminhada de 7 min até o ponto, viagem de 20 min, caminhada final de 5 min. Pode escolher entre rotas e horários. Cada rota tem saídas a cada 20 minutos. Caminha e espera um pouco mais, mas economiza até 50% em relação ao UberX. Valor excelente.

Essa ideia não é nova. Existia antes até dos carros. Cresci usando isso para ir à escola. É comum em muitos lugares. Mas agora, com nossa tecnologia, o Route Share é mais seguro, previsível, confortável e acessível.

Está sendo lançado hoje em várias cidades, incluindo Nova York, com dezenas de rotas a cada 20 min nos horários de pico. E vamos trabalhar com empregadores para incluir o Route Share como benefício, permitindo o uso de salário pré-imposto e mais economia.

Muito orgulho das equipes que criaram isso: Price Lock, Prepaid Pass, Commute Alerts e Route Share. Um grande valor para quem anda com a gente todo dia.

Mas os usuários precisam encontrar isso no app com facilidade. Então vamos lançar o Commute Hub — um espaço único no app para facilitar a rotina. Lançamento neste verão.

O deslocamento é um dos temas de hoje, mas não o único. No Go Get, queremos ajudar a economizar de várias formas. Meus colegas vão falar disso. O Rohan, da engenharia, vai falar de economia no Uber Eats. A Abby, responsável pelo Uber One, vai mostrar por que a assinatura vale a pena para quem quer gastar menos. E a Wendy, que cuida dos veículos autônomos, vai explicar como essa tecnologia vai tornar a Uber mais acessível com o tempo. E, claro, não pode ter Go Get sem ouvir o Dara — ele vai encerrar.”

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Redação 55content

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