Durante o iFood Move, a empresa lançou um relatório com dados sobre tendências de consumo no app.
O iFood divulgou nesta quinta-feira (26), durante o evento iFood Move, um relatório que traz dados sobre tendências de consumo no aplicativo, com foco em restaurantes que operam por meio da plataforma.
Desenvolvido em parceria com a consultoria Galunion, o estudo aponta mudanças nos hábitos dos consumidores e novas oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação.
Um dos principais destaques do relatório é o aumento de 31% nos pedidos de café da manhã entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024. Grande parte desses pedidos, cerca de 50%, são realizados em padarias.
No entanto, o relatório indica que apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos nesse horário, o que demonstra um potencial de crescimento para esse nicho.
Outro ponto de destaque é o crescimento de pedidos durante a madrugada, com um aumento de 25% no mesmo período. Apesar disso, somente 7% dos restaurantes estão operando durante esse turno, o que representa uma oportunidade para aqueles que desejam expandir seus horários de atendimento. O jantar segue sendo o horário mais movimentado, concentrando 58% dos pedidos realizados na plataforma.
De acordo com Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood, o objetivo do relatório é fornecer dados que possam auxiliar os parceiros a desenvolver estratégias mais eficientes. “Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, afirmou.
Preferências dos consumidores
O relatório também destaca as preferências dos consumidores no que diz respeito aos tipos de alimentos pedidos via delivery. Lanches e comida brasileira estão entre as opções mais solicitadas em todos os períodos do dia.
No horário do almoço, 38% dos pedidos são de pratos típicos brasileiros, enquanto as marmitas, cada vez mais populares, aumentaram seis vezes entre 2019 e 2023. Durante os fins de semana, as “tentações gastronômicas” ganham espaço, com 61% do consumo de pizza ocorrendo entre sexta-feira e domingo.
No domingo, o relatório indica que doces, comida italiana e pedidos em padarias se tornam mais comuns, sendo o único dia da semana em que pratos tradicionais não figuram entre os dez mais pedidos.
Perfil dos empreendedores no iFood
O estudo também traça um perfil dos empreendedores que utilizam a plataforma. Entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um aumento de 11,4% no número de estabelecimentos ativos no iFood.
No que diz respeito aos donos de restaurantes, o relatório aponta um equilíbrio entre homens e mulheres, com a maioria dos empreendedores tendo entre 30 e 44 anos. Além disso, 69% têm filhos, e 22% são pais ou mães solo, sendo três vezes mais mulheres do que homens nessa condição.
Cerca de 59% dos restaurantes operam exclusivamente por meio do delivery, e 77% estão ativos no turno da noite. Para apoiar esses empreendedores, o iFood tem investido em soluções de inteligência artificial, e 67% dos restaurantes relatam já utilizar essas ferramentas no seu dia a dia.
Texto produzido com informações de assessoria.