O iFood anunciou um plano de investimentos diretos de R$ 17 bilhões no Brasil entre abril de 2025 e março de 2026. Segundo a empresa, este é o terceiro ano consecutivo em que o montante anual supera os R$ 10 bilhões. Os dados foram apresentados durante o iFood MOVE 2025, evento realizado entre os dias 5 e 6 de agosto, no São Paulo Expo.
De acordo com a companhia, parte significativa do valor — cerca de R$ 6 bilhões — será destinada à expansão de estabelecimentos parceiros. Os recursos também contemplam ações voltadas à tecnologia, inovação e crédito para restaurantes.
Ainda segundo o iFood, mais de 190 modelos de inteligência artificial proprietários estão em uso para otimizar operações de consumo, venda e entrega. A empresa também projeta investir até R$ 500 milhões em startups, valor que não está incluso nos R$ 17 bilhões informados.
O plano inclui a contratação de 1.100 novos colaboradores diretos, dos quais mais da metade atuarão em tecnologia. Segundo a empresa, o crescimento representa um aumento de 19% na força de trabalho, ultrapassando 8.600 funcionários até março de 2026.
O iFood também pretende ampliar sua base de usuários de 55 milhões para 80 milhões até 2028 e elevar o volume de pedidos mensais de 120 milhões para 200 milhões nos próximos três anos.
A empresa afirma que, com o aumento do volume de pedidos, a expectativa é de gerar mais renda para restaurantes e entregadores. A previsão é que os ganhos com entregas intermediadas pela plataforma somem R$ 5,2 bilhões no período, um acréscimo de 27% em relação ao ano anterior. Segundo o iFood, a renda bruta mensal de entregadores que trabalham mais de 90 horas por mês varia entre 1,8 e 4,1 vezes o salário mínimo.
Entre os programas voltados aos entregadores, a empresa menciona iniciativas como seguros gratuitos, apoio jurídico e psicológico, projetos de educação e um programa de recompensas com descontos e serviços gratuitos.
Durante o evento, o iFood divulgou resultados de um estudo realizado pela Fipe (Fundacão Instituto de Pesquisas Econômicas). Segundo a pesquisa, a atividade do iFood foi responsável por 0,64% do PIB brasileiro em 2024, movimentando R$ 140 bilhões. Em 2023 e 2022, os índices foram de 0,55% e 0,53%, respectivamente.
A Fipe estima que a empresa gerou mais de 1 milhão de postos de trabalho diretos e indiretos em 2024, o equivalente a quase 1% da população ocupada do país.
Segundo dados apresentados, restaurantes parceiros da plataforma registraram crescimento real médio de 17,6% nas vendas entre 2022 e 2024, descontada a inflação. Ainda de acordo com o iFood, 38% dos pedidos em 2024 foram realizados por novos consumidores.
A companhia também relatou que, em julho de 2025, foram emprestados R$ 160 milhões a pequenos e médios restaurantes com prazos médios de 18 meses e sem exigência de garantias. Atualmente, 40 mil estabelecimentos possuem crédito ativo com a plataforma.
Outro ponto destacado foi a expansão do iFood Salão, ferramenta para gestão de atendimento presencial. Segundo a empresa, restaurantes que utilizam soluções como totem e CRM apresentam vendas 2,5 vezes maiores no salão.
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