O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

iFood anuncia lançamento de assistente por WhatsApp e IA que prevê desejos

Empresa apresentou ferramentas durante evento voltado à tecnologia e mídia.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
iFood anuncia lançamento de assistente por WhatsApp e IA que prevê desejos
Foto: Divulgação/iFood.

O iFood realizou, nesta quinta-feira (9), o Media Tech Day, evento em que apresentou novas tecnologias voltadas ao comércio digital. Entre os destaques, a empresa anunciou o lançamento do Large Commerce Model (LCM), um modelo de inteligência artificial generativa, e do assistente conversacional Ailo.

De acordo com o iFood, o LCM foi desenvolvido em parceria com a Prosus e tem como objetivo personalizar a jornada de compra em plataformas de e-commerce. A empresa afirma que o modelo é capaz de interpretar intenções de consumo com base em interações reais, como cliques, buscas e pedidos, utilizando dados anônimos. Segundo o iFood, o sistema aprende com o uso e passa a oferecer sugestões mais precisas ao longo do tempo.

A companhia também informou que o LCM foi treinado com dados do grupo Prosus, a partir de um histórico de mais de 500 milhões de usuários e 10 trilhões de tokens de dados. O modelo está integrado ao QwQ3, uma tecnologia de código aberto com 32 bilhões de parâmetros.

Entre os resultados iniciais apontados pela empresa, houve aumento de 66% na taxa de conversão em sugestões de produtos e um volume de pedidos quatro vezes maior a partir de notificações personalizadas. Ainda segundo o iFood, o modelo é até 60 vezes mais barato para operar do que outras soluções de IA generativa.

A companhia informou ainda que o LCM foi concebido para ser escalável e poderá ser usado por outras empresas do grupo, como Decolar, Sympla e OLX.

Assistente conversacional Ailo

Outro anúncio do evento foi o Ailo, um assistente de inteligência artificial voltado à realização de pedidos por meio de conversas. Segundo o iFood, o recurso permite que usuários solicitem produtos de forma mais intuitiva, utilizando comandos como “quero um jantar romântico” ou “quero uma refeição leve que chegue em 30 minutos”.

O Ailo está em fase de testes e pode ser acessado tanto pelo aplicativo do iFood quanto via WhatsApp. De acordo com a empresa, os testes começaram em junho de 2025 e já registraram mais de 100 mil interações com 70 mil usuários. A companhia afirma que os pedidos iniciados pelo Ailo têm 48% mais chances de conversão em comparação ao fluxo tradicional do app e que o processo de finalização no WhatsApp é 33% mais rápido.

A tecnologia do Ailo também utiliza o LCM como base de personalização e conta com uma arquitetura híbrida que combina soluções de empresas como Anthropic, OpenAI e AWS. Cada sistema atua em camadas distintas, como compreensão de linguagem e geração de respostas.

Para participar dos testes, o iFood informa que é necessário ter um perfil na plataforma e enviar uma mensagem de “Oi” para o número +55 11 91150-4025 no WhatsApp.

Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar