O iFood anunciou a ampliação do programa iFood Pedal, iniciativa voltada ao aluguel de bicicletas para entregadores. Segundo a plataforma, a medida amplia o acesso a bicicletas elétricas e busca promover uma alternativa de mobilidade considerada mais eficiente e com menor impacto ambiental.
A aliança da empresa com a Tembici, parceira do programa desde 2020, representará um aumento de 76% na frota de bicicletas elétricas, que passará de 1.700 para 3.000 unidades até julho de 2025. Além de reforçar a presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife, o serviço chegará a Curitiba e Salvador. As cidades também contam com planos de aluguel de bicicletas mecânicas, com retirada e devolução em estações.
Outra parceira, a startup Bliv, especializada em soluções de mobilidade elétrica, passou a integrar o programa oferecendo 700 bicicletas elétricas para entregadores em João Pessoa, Guarulhos, Barueri e região do ABC Paulista. De acordo com a Bliv, o modelo de aluguel mensal inclui manutenção e suporte, e é voltado a facilitar a rotina dos profissionais.
O programa também inclui o serviço Bike Pra Você, desenvolvido pela Tembici em parceria com o iFood. A empresa afirma que o plano semanal, que oferece bicicletas elétricas com uso contínuo por sete dias, já atende cerca de 1.150 entregadores e deve chegar a 3.000. Ainda conforme a Tembici, entregadores que utilizam e-bikes são, em média, 53% mais produtivos do que aqueles com bicicletas mecânicas próprias.
A companhia afirma que a ampliação do programa está alinhada a estratégias para fomentar a mobilidade sustentável e a geração de renda no setor de entregas.
Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.