Fim dos motoristas de app? Volkswagen e Uber fecham parceria para lançar vans autônomas nos EUA

Projeto começa por Los Angeles com veículos elétricos ID. Buzz e promete transformar o transporte urbano a partir de 2026.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Uma van elétrica Volkswagen ID. Buzz estacionada à beira-mar, com a porta lateral aberta e um homem segurando uma prancha de bodyboard amarela ao fundo.
Foto: Reprodução/Volkswagen

A subsidiária de mobilidade autônoma do Volkswagen Group of America Inc., chamada Volkswagen ADMT, LLC, e a Uber Technologies, Inc. (NYSE: UBER) anunciaram, ontem (24), uma parceria estratégica para lançar uma frota de milhares de veículos ID. Buzz AD totalmente elétricos e autônomos em diversos mercados dos Estados Unidos ao longo da próxima década, começando por Los Angeles.

Os testes devem começar ainda este ano, com o lançamento comercial previsto para 2026, também em Los Angeles. Durante as fases iniciais de teste e lançamento, os veículos ID. Buzz AD contarão com operadores humanos a bordo para ajudar a aperfeiçoar a tecnologia e garantir a segurança. Cada etapa será realizada apenas após a obtenção das aprovações regulatórias necessárias.

A MOIA, marca de mobilidade autônoma do Grupo Volkswagen, fornecerá uma solução integrada que inclui o veículo ID. Buzz AD e o sistema baseado em software para operação na plataforma da Uber.

“A Volkswagen não é apenas uma fabricante de carros — estamos moldando o futuro da mobilidade, e nossa colaboração com a Uber acelera essa visão”, afirmou Christian Senger, CEO da Volkswagen Autonomous Mobility. “O que realmente nos diferencia é a capacidade de unir o melhor dos dois mundos — expertise em produção em larga escala com tecnologia de ponta e um profundo entendimento das necessidades da mobilidade urbana.”

“A Volkswagen acredita que a mobilidade é transformadora. Nossa parceria com a Uber é o próximo passo para concretizarmos essa visão e explorarmos todo o potencial da mobilidade autônoma”, declarou Kjell Gruner, presidente e CEO do Volkswagen Group of America. “Com esse trabalho conjunto, vamos apresentar o ID. Buzz — a versão totalmente elétrica e repaginada do icônico Microbus — a um número cada vez maior de passageiros nos próximos anos.”

“Essa colaboração representa um marco importante no avanço da mobilidade autônoma e destaca o compromisso compartilhado da Volkswagen e da Uber com o futuro do transporte”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Mal podemos esperar para lançar o serviço em Los Angeles no final do ano que vem.”

Pesquisar