O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Ferramenta da Uber pode ajudar cidades a planejar infraestrutura de recarga para carros elétricos

Com base em projeções da ferramenta EVIE da plataforma, cientista analisa como dados podem orientar políticas públicas para veículos elétricos em áreas urbanas densas.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
melhores modelos de carro eletrico
Foto: Reprodução/Internet

Com o avanço dos carros elétricos (EVs) nas grandes cidades, o desafio não está mais apenas em estimular a adoção, mas em garantir que a infraestrutura de recarga acompanhe esse ritmo. A cientista especialista em Transporte Sustentável, Michiko Namazu, analisa em Boston, a partir de um estudo de caso, como a plataforma EVIE (Electric Vehicle Infrastructure Estimator) pode ajudar a planejar essa transição com mais precisão e eficiência.

Criada pela Uber, a EVIE é uma ferramenta de planejamento baseada em dados reais de mobilidade urbana. Com ela, é possível identificar os locais com maior potencial de demanda por recarga, analisando milhões de viagens feitas por motoristas parceiros da empresa.

Em um estudo de caso aplicado à região metropolitana de Boston, Namazu simulou um cenário em que todos os motoristas da Uber utilizariam veículos elétricos. A análise assumiu que metade da energia seria recarregada em casa ou nas proximidades e a outra metade em estações públicas de recarga rápida, entre uma corrida e outra.

A EVIE estimou a necessidade de cerca de 300 estações de recarga rápida e 3.900 pontos de recarga lenta próximos às residências dos motoristas. Apesar de o número total de carregadores já existentes na região parecer suficiente em um primeiro olhar, a distribuição geográfica revela desigualdades importantes, especialmente no centro urbano de Boston.

Por exemplo, apenas 13% dos carregadores rápidos da região estão na cidade de Boston, enquanto mais da metade da demanda estimada está concentrada ali. Isso pode prejudicar motoristas que rodam longas distâncias e precisam recarregar com frequência entre corridas.

Outro ponto crítico são os carregadores lentos. A análise identificou bairros como Dorchester, Everett e Lynn como áreas de alta demanda, onde muitos motoristas moram em habitações multifamiliares. Como esses imóveis geralmente não oferecem infraestrutura para recarga, a presença de carregadores públicos próximos torna-se essencial.

Para Namazu, o estudo é um exemplo claro de como ferramentas como a EVIE podem orientar políticas públicas e investimentos privados mais eficientes. A ideia é usar dados reais para construir uma rede de recarga que atenda às necessidades efetivas da mobilidade urbana, hoje e no futuro.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar