Com o avanço dos carros elétricos (EVs) nas grandes cidades, o desafio não está mais apenas em estimular a adoção, mas em garantir que a infraestrutura de recarga acompanhe esse ritmo. A cientista especialista em Transporte Sustentável, Michiko Namazu, analisa em Boston, a partir de um estudo de caso, como a plataforma EVIE (Electric Vehicle Infrastructure Estimator) pode ajudar a planejar essa transição com mais precisão e eficiência.
Criada pela Uber, a EVIE é uma ferramenta de planejamento baseada em dados reais de mobilidade urbana. Com ela, é possível identificar os locais com maior potencial de demanda por recarga, analisando milhões de viagens feitas por motoristas parceiros da empresa.
Em um estudo de caso aplicado à região metropolitana de Boston, Namazu simulou um cenário em que todos os motoristas da Uber utilizariam veículos elétricos. A análise assumiu que metade da energia seria recarregada em casa ou nas proximidades e a outra metade em estações públicas de recarga rápida, entre uma corrida e outra.
A EVIE estimou a necessidade de cerca de 300 estações de recarga rápida e 3.900 pontos de recarga lenta próximos às residências dos motoristas. Apesar de o número total de carregadores já existentes na região parecer suficiente em um primeiro olhar, a distribuição geográfica revela desigualdades importantes, especialmente no centro urbano de Boston.
Por exemplo, apenas 13% dos carregadores rápidos da região estão na cidade de Boston, enquanto mais da metade da demanda estimada está concentrada ali. Isso pode prejudicar motoristas que rodam longas distâncias e precisam recarregar com frequência entre corridas.
Outro ponto crítico são os carregadores lentos. A análise identificou bairros como Dorchester, Everett e Lynn como áreas de alta demanda, onde muitos motoristas moram em habitações multifamiliares. Como esses imóveis geralmente não oferecem infraestrutura para recarga, a presença de carregadores públicos próximos torna-se essencial.
Para Namazu, o estudo é um exemplo claro de como ferramentas como a EVIE podem orientar políticas públicas e investimentos privados mais eficientes. A ideia é usar dados reais para construir uma rede de recarga que atenda às necessidades efetivas da mobilidade urbana, hoje e no futuro.