O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Estudo aponta que apps de transporte podem ampliar inserção de mulheres no mercado de trabalho até 2029

Levantamento encomendado pela Uber estima aumento de até 390 mil mulheres na força de trabalho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Mulher negra sorridente dirigindo um carro durante o dia, vestindo um blazer amarelo vibrante.
Foto: Reprodução/99

Um estudo realizado pela Oxford Economics indica que os serviços de transporte por aplicativo têm potencial de contribuir para a inserção de mulheres no mercado de trabalho em três das maiores cidades brasileiras. A pesquisa, encomendada pela Uber, abrangeu São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e projeta que, até 2029, entre 280 mil e 390 mil mulheres possam ser incluídas na força de trabalho dessas regiões.

Segundo a empresa, isso representaria um aumento de 3,5% a 4,9% no número de mulheres trabalhando e um impacto econômico positivo entre 1,5% e 2,1% nas economias locais. A Uber afirma que a segurança e a confiabilidade dos aplicativos são fatores-chave para usuárias que enfrentam barreiras de gênero no acesso ao trabalho.

De acordo com o levantamento, 73% das mulheres que utilizam serviços de transporte por aplicativo apontam a segurança como principal critério de escolha. Além disso, apenas 32% das mulheres entrevistadas afirmaram que conseguiriam manter o deslocamento ao trabalho sem esse tipo de serviço, ante 49% dos homens.

A pesquisa também mostra que 89% das mulheres usuárias desses aplicativos levam mais de 30 minutos para chegar ao trabalho, sendo que 37% delas enfrentam trajetos superiores a uma hora. A Uber destaca que a agilidade no deslocamento e o menor tempo de espera influenciam diretamente na escolha por esse meio de transporte.

Outro dado do estudo aponta que as usuárias dão mais importância a recursos de segurança (73% das mulheres vs. 63% dos homens) e ao atendimento ao cliente (72% das mulheres vs. 63% dos homens), como a assistência 24 horas.

A Uber afirma ter um compromisso desde 2018 com o enfrentamento à violência de gênero, por meio de parcerias com especialistas e autoridades, visando desenvolver iniciativas voltadas à segurança das usuárias do aplicativo.

Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar