De acordo com um levantamento da plataforma de fretes Melhor Envio, o envio de encomendas por avião aumentou 80% nos últimos três anos.
O aumento das vendas online tem impulsionado o crescimento da demanda por frete aéreo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
De acordo com um levantamento da plataforma de fretes Melhor Envio, o envio de encomendas por avião aumentou 80% nos últimos três anos. No ano passado, comparado a 2022, o crescimento foi de 37%.
Apesar do frete rodoviário ainda ser o principal meio de transporte utilizado por pequenos e médios empreendedores (PMEs) no e-commerce, o frete aéreo tem ganhado destaque, particularmente em regiões mais distantes, como o Norte e Nordeste.
No último ano, 686.027 encomendas foram enviadas via aérea pela plataforma, um aumento em relação às 501 mil de 2022 e às 376,4 mil de 2021.
Segundo Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, a tendência de crescimento do frete aéreo deve continuar à medida que o e-commerce expande.
A projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima que o setor movimentará R$ 205 bilhões em 2024, com um crescimento superior a 10%.
A plataforma Melhor Envio oferece soluções de intermediação de fretes para quem vende online, conectando transportadoras como Correios, Loggi e Jadlog, além de fretes aéreos com empresas como Latam Cargo e Azul Cargo Express. Segundo Vanessa, o frete aéreo proporciona uma entrega mais rápida para regiões distantes, o que tem um impacto positivo nas vendas dos lojistas.
As regiões Norte e Nordeste, que incluem estados como Amazonas, Pará, Bahia e Ceará, são as que mais demandam frete aéreo no comércio eletrônico. A demanda nesses estados cresceu 24% em 2023, com mais de 223 mil encomendas enviadas, representando um aumento de 76% nos últimos três anos.
Vanessa explica que o frete aéreo reduz significativamente o tempo de entrega para essas regiões, impactando diretamente na satisfação do cliente, que muitas vezes tem acesso a produtos comercializados nas regiões Sudeste e Sul.
O levantamento do Melhor Envio aponta que os itens de moda lideram as vendas de produtos transportados por ambos os modais, aéreo e rodoviário, representando quase um terço dos pedidos. Outros destaques incluem joias, relógios, eletrodomésticos e produtos de tecnologia, que também estão entre os mais enviados.
Texto produzido com informações de assessoria.