O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, pelo iFood, de aproximadamente 20% da CRMBonus, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções de atração, engajamento e retenção de clientes no varejo. Segundo a empresa, a Superintendência-Geral e o Tribunal do órgão não impuseram restrições à operação, por entenderem que a transação não apresenta riscos à concorrência.
De acordo com o iFood, a participação minoritária permitirá ampliar o acesso de estabelecimentos parceiros a ferramentas de fidelização, com foco no aumento do potencial de vendas. A empresa afirma que a parceria também cria possibilidades de integração entre restaurantes e varejo, conectando diferentes jornadas de consumo.
Segundo as empresas, uma das aplicações previstas envolve a geração de ofertas e cupons para consumidores a partir da localização dos pedidos. Nesse modelo, um usuário que realiza um pedido de comida em um restaurante situado em um shopping poderá receber benefícios de lojas próximas, enquanto compras realizadas em varejistas conectados à CRMBonus poderão gerar créditos para uso em restaurantes parceiros.
A empresa afirma ainda que a parceria permitirá impulsionar o consumo presencial em restaurantes por meio de cashback e promoções disponibilizadas na aba “Comer Fora” do aplicativo iFood. A proposta, segundo o iFood, é estimular o deslocamento de consumidores do ambiente digital para o físico, replicando estratégias já adotadas pela CRMBonus no varejo.
De acordo com o comunicado, a tecnologia da CRMBonus passará a oferecer soluções personalizadas aos parceiros do iFood por meio de programas de recompensas. Os restaurantes também poderão acessar um novo canal de vendas pelo aplicativo Vale Bonus, que reúne uma base de milhões de consumidores com possibilidade de uso dos benefícios tanto no ambiente físico quanto no digital. As empresas informam que a análise de dados contará com recursos de inteligência artificial voltados à compreensão do comportamento dos usuários.
Segundo a CRMBonus, a empresa atende cerca de 3 mil marcas e alcança mais de 100 milhões de clientes no Brasil. De acordo com as companhias, essas soluções serão integradas ao ecossistema do iFood com o objetivo de ampliar as oportunidades comerciais dos estabelecimentos parceiros.
“Este investimento reafirma nosso compromisso em desenvolver tecnologia nacional e soluções que realmente façam a diferença aos nossos parceiros, ao mercado brasileiro e aos consumidores”, afirma Lucas Pittioni, vice-presidente Jurídico, de Políticas Públicas e M&A do iFood. Segundo ele, a parceria permitirá ampliar a oferta de ferramentas de fidelização para estabelecimentos de diferentes segmentos.
Alexandre Zolko, fundador e CEO da CRMBonus, afirma que a parceria reflete a convergência de estratégias entre as empresas. Segundo o executivo, a colaboração ganha um novo estágio com o lançamento do PresenteIA, produto B2C da CRMBonus, ao combinar a tecnologia da empresa com a base de usuários e a capacidade de escala do iFood.
Segundo o iFood, antes da aquisição, as empresas já mantinham uma parceria comercial. Uma das iniciativas foi a oferta de R$ 250 em créditos no aplicativo Vale Bonus para assinantes do Clube iFood, programa de fidelidade da plataforma, utilizáveis em uma rede com mais de 700 lojas parceiras.
De acordo com a empresa, nos primeiros meses, o uso do benefício movimentou cerca de R$ 9 milhões em economia para consumidores que resgataram os bônus. O iFood afirma que, a partir deste ano, os usuários poderão acessar e resgatar ofertas do Vale Bonus diretamente no aplicativo, sem a necessidade de utilizar plataformas externas.
Segundo a empresa, o Vale Bonus figura entre os benefícios mais utilizados pelos assinantes do Clube iFood. O iFood afirma que os resultados iniciais indicam potencial para gerar valor recorrente à base de mais de 60 milhões de usuários da plataforma, ao ampliar o acesso a benefícios além do serviço de delivery.