A 99 informou que vai pagar pelo menos R$ 250 por dia para motociclistas parceiros que realizarem 20 serviços, sendo 15 corridas com passageiros ou entregas de objetos e cinco entregas de comida, dentro do mesmo dia. Segundo a empresa, a remuneração fixa não é uma ação promocional pontual, mas parte de um projeto de longo prazo.
De acordo com a plataforma, o valor não sofre variação conforme distância ou tempo das corridas. Isso representa, na prática, uma média de R$ 12,50 por serviço. Os pagamentos são feitos no mesmo dia por meio da carteira digital da empresa, a 99Pay.
A empresa explicou que a proposta busca incentivar uma jornada de trabalho diversificada. O motociclista pode, por exemplo, começar o dia transportando passageiros, seguir com entregas de objetos e focar no delivery de refeições nos horários de pico — tudo em um único aplicativo.
Segundo Luis Gamper, diretor sênior de Logística da 99, a iniciativa busca estabelecer um novo padrão na relação com os parceiros – “Não vemos os motociclistas e entregadores como intermediários, mas sim como parceiros. Por isso, queremos construir um futuro melhor para eles.”
A política de remuneração estará atrelada ao lançamento da 99Food, previsto para ocorrer gradualmente a partir do meio do ano em todo o Brasil. A plataforma já conta com 700 mil parceiros motociclistas cadastrados, distribuídos em mais de 3.300 cidades, e atende cerca de 55 milhões de usuários, segundo dados divulgados pela empresa.
Além da nova política de pagamentos, a 99 anunciou o investimento de R$ 50 milhões ao longo de cinco anos para a criação de pontos de apoio destinados aos motociclistas parceiros. Esses locais, cujos endereços ainda não foram definidos, contarão com estrutura de apoio como banheiros, áreas de descanso e opções de hidratação.
A empresa afirma que, com a entrada da 99Food, os ganhos de quem cumprir a meta diária de 20 serviços serão, em média, 50% superiores à média do mercado atual. Esse resultado seria viabilizado pelo modelo integrado de serviços oferecidos pela empresa — transporte de passageiros, delivery de objetos e entrega de refeições — que, segundo a 99, proporciona maior eficiência na jornada do motociclista.
A empresa também anunciou que os restaurantes que aderirem à nova plataforma de entregas não pagarão taxas de comissão nem mensalidades. A medida, segundo a 99, visa estimular os estabelecimentos a oferecerem preços mais acessíveis ao consumidor, já que não terão despesas que atualmente variam entre 23% e 30% do valor dos pedidos. A empresa estima que os restaurantes possam aumentar em até 20% seus ganhos por pedido.
Bruno Rossini, diretor sênior da 99 no Brasil, afirmou que a proposta da nova plataforma é devolver maior controle financeiro aos dois lados da cadeia — os cozinheiros e os entregadores – “Estamos devolvendo o controle do mercado para quem cozinha e quem entrega. Em um pedido médio, os restaurantes podem ganhar cerca de 20% a mais do que hoje”.
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