O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

99 e Riba Brasil testam motos elétricas em Belém e prometem revolução até a COP30

Parceria prevê entrega escalonada até novembro e aposta em economia para motoristas e redução de emissões na capital paraense.

ponto de exclamacao .png
Notícia
Informações objetivas sobre fatos relevantes para o mercado de mobilidade, com apuração direta da redação.
Scooter elétrica preta com detalhes em branco e amarelo, adesivada com o número 99 na parte frontal e os dizeres "100% elétrica" na lateral. A moto está estacionada sobre piso de concreto, com uma parede coberta por plantas verdes ao fundo.
Foto: Divulgação/99

A 99, em parceria com a Riba Brasil, iniciou uma operação com motos elétricas em Belém (PA). A iniciativa faz parte da preparação para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro na capital paraense, com a meta de disponibilizar 300 motocicletas eletrificadas até o evento.

Segundo a 99, a primeira leva de 60 veículos será colocada em operação no início de julho. As demais unidades serão entregues em lotes mensais de 60 motocicletas até novembro. O modelo será ofertado a motoristas parceiros por meio de locação semanal, no valor de R$ 399.

Dados da empresa indicam que a adoção das motos elétricas pode gerar economia média de até 35% nos custos operacionais dos condutores, em comparação com veículos a combustão. A estimativa é que, a cada 10 mil quilômetros percorridos, seja evitada a emissão de cerca de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2).

A iniciativa também inclui ações voltadas à segurança. A 99 afirma que sua plataforma conta com mais de 50 funcionalidades de proteção, como alertas de velocidade, relatórios de segurança e recursos de telemetria que analisam o comportamento dos condutores. Há também mecanismos de bloqueio em caso de infrações. A Riba Brasil, por sua vez, desenvolveu um algoritmo de segurança com base em dados coletados em grupos focais com entregadores, motoristas de aplicativo, comerciantes e moradores de Belém.

A Riba Brasil também destacou o desenvolvimento de uma motocicleta adaptada às condições urbanas da cidade. O veículo possui autonomia de até 120 quilômetros, capacidade de carga de até 220 quilos e acesso a 14 estações de troca de bateria (swap stations), com nove compartimentos cada.

Dados da 99 mostram que, entre abril de 2024 e abril de 2025, houve um aumento de aproximadamente 60% nas entregas realizadas por motociclistas em Belém. No mesmo período, as viagens de passageiros feitas com motos cresceram cerca de 40%. Nacionalmente, o número de condutores parceiros da empresa aumentou 30%.

A operação faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, coordenada pela 99 e composta por 23 organizações dos setores de transporte, infraestrutura, locação, tecnologia e serviços financeiros. Desde sua criação, o grupo afirma ter investido mais de R$ 332 milhões em iniciativas voltadas à ampliação do acesso a veículos elétricos e híbridos, além da infraestrutura de recarga.

Segundo a 99, desde o início da Aliança, mais de 18 milhões de viagens com veículos eletrificados foram realizadas na plataforma, beneficiando cerca de 27 milhões de passageiros. Os automóveis elétricos cadastrados teriam percorrido 141 milhões de quilômetros, evitando a emissão de mais de 18 mil toneladas de CO2 — impacto estimado equivalente ao plantio de 145 mil árvores.

Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar