Debate na Câmara Municipal de Manaus discute criação de aplicativo unificado para transporte privado por aplicativos.
O transporte privado por aplicativos em Manaus foi tema de debate na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última quarta-feira (12). Representantes dos motoristas e o Secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, estiveram presentes e demonstraram apoio à criação de um aplicativo unificado para melhorar as condições de trabalho dos motoristas que trabalham via Uber, 99 e outros.
A proposta para a realização da Tribuna Popular foi apresentada pelo vereador Raiff Matos (DC) com o objetivo de dar voz aos motoristas na busca por melhores condições de trabalho e uma repartição mais justa dos valores apurados nas corridas. Matos também é autor de um projeto que visa criar o aplicativo “Mobiliza Manaus”, com o intuito de melhorar o valor recebido pelos motoristas de aplicativo.
Segundo a assessoria do vereador, o aplicativo seria desenvolvido pela própria prefeitura da cidade e incluiria as diversas modalidades de transporte: mototaxistas, motoristas independentes, táxis, frete, moto-frete, entre outros. “Está na fase inicial e a ideia é seguir o mesmo modelo do Mobizapp, aplicativo da cidade de São Paulo”, explica Fred Novaes, chefe de comunicação da assessoria de Raiff Matos.
Em abril de 2023, o vereador apresentou uma indicação ao prefeito de Manaus, David Almeida. A indicação contou com o apoio do líder do prefeito na Câmara. Segundo o vereador, o objetivo é oferecer uma remuneração maior aos motoristas autônomos em relação às maiores empresas do segmento de transporte por aplicativos.
“Ouvi de diversos motoristas a reclamação sobre a taxa de administração cobrada pelas empresas, que varia entre 40% e 60%, de acordo com o tipo de corrida e a empresa. Podemos oferecer uma condição mais competitiva para os motoristas, além de mais segurança para os usuários do serviço, uma vez que os cadastros serão geridos pela Prefeitura de Manaus”.