A UberWAV é a categoria de veículos adaptados para receber passageiros com cadeiras de rodas.
Encontrar carros de aplicativos adaptados é uma luta constante de pessoas com mobilidade reduzida.
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Uber chegou a ser processada em 2017 por grupos de ativistas dos direitos humanos pela insuficiência de veículos acessíveis na cidade.
Em entrevista à Machine em 2019, a professora e coordenadora adjunta da Divisão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal Fluminense, Lucília Machado, afirmou que os aplicativos de transporte deveriam ter uma opção de acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas.
Trazendo sua própria vivência, a professora explicou que são poucos carros adaptados, fazendo com ela precise se transferir da cadeira para o banco do carro. “Além disso, minha cadeira é motorizada e por isso ocupa muito espaço, não cabe em qualquer veículo”.
Já trouxemos aqui no blog duas empresas que realizam um importante trabalho no transporte de pessoas com mobilidade reduzida, a EuVô, que atua em São Paulo e São Carlos e a Include+ de Niterói.
Fora do Brasil, a Uber possui a categoria UberWav, que, nas palavras da empresa, oferece viagens acessíveis em veículos com acesso para cadeira de rodas, quando disponíveis.
O que é a UberWAV?
Todos os carros de motoristas parceiros da Uber precisam prestar assistência para passageiros com mobilidade reduzida, sejam eles idosos, grávidas ou pessoas com bebês, etc.
Contudo, a UberWAV surgiu da necessidade específica de veículos adaptados para receberem cadeiras de rodas.
Em 2019, a carioca Monique Nunes, mãe de Sarah, uma criança em cadeira de rodas, relatou à Machine a dificuldade de transportar a menina em carros de aplicativo.
“Muitas vezes o motorista de carro pequeno tem que pôr a cadeira em cima do banco do carona. Se tiver chovendo, fica mais complicado ainda”, explicou.
Pensando em passageiros na mesma situação, a Uber se associou à Whiz-Kidz, uma associação que fala sobre a importância da mobilidade para crianças com deficiências físicas.
Assim, a Uber se tornou empresa-membro da Accessible Travel Alliance (Aliança para Viagem Acessível, em tradução livre), uma organização que tem como objetivo melhorar a vida de pessoas com limitações de mobilidade.
De acordo com a Uber, o preço de uma viagem WAV é comparável ao de uma corrida comum no Uber X — a opção mais básica da empresa. No próprio site é possível realizar uma estimativa de preço e até agendar uma corrida.
No mais, como em qualquer outra viagem, o passageiro não precisa ir sozinho. A categoria aceita quantos acompanhantes forem possíveis de acordo com os assentos disponíveis.
Além disso, quando não estiverem em viagens WAV, os motoristas podem aceitar corridas das categorias X e XL.
Entre os carros elegíveis para a categoria estão:
- Dodge Grand Caravan
- Toyota Sienna
- Honda Odyssey
- Ford Transit Connect
- Mercedes-Benz Metris
- Chrysler Town & Country
- Nissan NV200
- Toyota Pilot.
Capacitação para UberWAV
Para se tornar um parceiro da categoria, o motorista precisa realizar um curso oferecido por uma autoridade licenciada do país.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o treinamento custa 50 dólares (R$273,35 na cotação atual).
Neste curso, o motorista vai aprender, entre outras coisas, como oferecer o tratamento ideal para cada situação específica, como operações com cadeiras de rodas, muletas e afins.
Eles passam por treinamentos de acessibilidade, demonstrações sobre como dobrar e desdobrar cadeiras de rodas e como guiar pessoas com deficiências visuais.
Além disso, a conscientização sobre a deficiência e os protocolos de evacuação e emergência também são ensinados.
Cidades disponíveis
Até o momento, a UberWAV está disponível apenas em dois países: Estados Unidos e Canadá. As cidades são:
- Boston;
- Chicago;
- Filadélfia;
- Washington;
- Toronto.