Uber Promo é uma categoria desativada da Uber que oferecia corridas ainda mais baratas durante períodos de baixa demanda de passageiros no aplicativo.
Publicado em 09/09/2020 – Atualizado em 15/08/2022
Em março de 2020, um evento atingiu em cheio a vida da população mundial.
A pandemia da Covid-19 afetou vidas, empregos e modificou toda a trajetória de uma geração.
Trazendo para o nosso campo, a mobilidade urbana, você deve imaginar o impacto que isso causou em um mercado que vive do deslocamento de pessoas.
Segundo a então Diretora-Geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, a empresa chegou a ter 80% menos corridas globalmente devido à pandemia.
Como uma resposta para o que estava acontecendo, a empresa lançou alguns produtos.
E é sobre um deles que vamos falar no vídeo de hoje, a Uber Promo.
Uber Promo
A Uber anunciou em agosto de 2020 a chegada da Uber Promo.
Ela era uma categoria que oferecia corridas mais baratas em horários com menor demanda.
A medida foi tomada em meio a crise da pandemia da Covid-19, que impactou em cheio as corridas do aplicativo norte-americano.
Além da categoria com corridas mais baratas, a Uber passou a apostar em novos serviços, como entregas com carros particulares, por meio das categorias Uber Flash e Direct, compras de supermercado com a Cornershop e até mesmo transporte com táxi e moto táxi, o Uber Taxi e Uber Moto.
Como funcionava a Uber Promo?
A Uber Promo aparecia como opção para o passageiro quando havia pouca demanda de corridas para os motoristas.
De acordo com a empresa, um dos objetivos da modalidade era evitar aglomerações em horários de pico, incentivando que as pessoas buscassem se deslocar em horários com menor movimento.
Mas, nas redes sociais, os motoristas logo apresentaram descontentamento com a modalidade. Fernando, do Canal Fernando Uber Floripa, aconselhou que seus seguidores não aceitassem este tipo de corrida pois, segundo ele, o motorista estaria jogando o trabalho no lixo.
O vereador de São Paulo Marlon Luz, que também foi motorista de app, foi outro que se posicionou contra a nova modalidade. Em seu canal, ele afirmou que não dava para trabalhar mais barato do que os motoristas já trabalhavam na UberX.
Quais eram os horários da Uber Promo?
A Uber Promo não tinha horários fixos para aparecer pois, segundo a Uber, ela funcionava de acordo com a baixa demanda de corridas no app.
Esta era uma dúvida frequente entre motoristas e passageiros, mas a empresa nunca divulgou esta informação, apenas dizia que a categoria ficava ativa em momentos de baixa demanda.
Segundo levantamento interno da Machine, as faixas de horário com menor índice de corridas em apps de transporte são nas faixas da noite, a partir das 20h, até o início da manhã do dia seguinte (7h), e na segunda metade da manhã, das 10h às 12h.
É claro que isso pode variar de cidade para cidade e, principalmente, de acordo com o dia da semana.
Por isso, não era possível cravar os horários em que a Uber Promo iria aparecer.
Cidades
A categoria começou em Brasília, na Grande São Paulo, interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Mas nos meses seguintes a modalidade se expandiu para diversos outros municípios do país, alcançando boa parte da operação da Uber no Brasil.
Formas de pagamento
As formas de pagamento aceitas nesta categoria, eram as mesmas que a Uber utilizava em geral, ou seja, dinheiro, cartão de crédito, débito, vale-presente e o paypal.
Tarifas
Em relação às tarifas, que eram justamente a parte mais polêmica da categoria, as tarifas da Uber Promo eram as menores de todos os serviços de transporte com carro da Uber.
Em relação aos demais serviços, ela ficava atrás apenas do Uber Moto, a categoria da Uber de transporte via mototáxi, que ainda não está em todas as cidades do Brasil.
Em uma corrida simulada às 14h em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o mesmo trajeto estava custando R$ 28,97 no UberX e R$ 23,99 no Uber Promo, aproximadamente 21% a menos.
E a diferença dos preços do quilômetro, tempo, preço base e preço mínimo eram essas que você pode ver na tela.
Como o motorista desativava a Uber Promo?
Assim como outras categorias da Uber, o motoristas conseguia desativar a modalidade para não receber mais corridas deste tipo.
O motorista ia na opção “Preferências de direção”, geralmente localizado no canto inferior esquerdo da tela do aplicativo e representado por dois traços pretos.
Por lá, é possível ver todas as modalidades em que o motorista está disponível para receber corridas, como Flash, Comfort, Black e as demais categorias da Uber.
A Uber havia renomeado a modalidade para UberX Promo. Assim, para desabilitar e não receber mais viagens desse tipo, bastava clicar no ícone e confirmar que ele está desligado.
Painel do UberX Promo
Em abril de 2021, a Uber anunciou um painel para o UberX Promo.
Com ele, em vez do motorista analisar chamada por chamada, ele recebia um bloco de solicitações de corridas Promo e podia observar todas de uma vez, comparando cada uma delas.
A ferramenta ficava disponível somente quando o motorista não estivesse em viagem e nem com o veículo em movimento, para evitar acidentes de trânsito.
Segundo a empresa, com a novidade, quando o motorista estivesse parado esperando viagens, ele poderia abrir o painel, conferir os chamados disponíveis e escolher uma oferta de serviço.
Uber seguiu tendência do mercado
Esse movimento das categorias com corridas mais baratas não aconteceu apenas na Uber.
Sua principal concorrente no Brasil, a 99, já havia criado dois meses antes a 99Poupa, uma modalidade que funcionava exatamente da mesma forma.
Em teoria, a Uber Promo funciona como uma tarifa dinâmica inversa.
Ou seja, se em um momento de muita demanda, as tarifas sobem para equilibrar a oferta de motoristas, na Uber Promo, o preço diminui quando há poucos passageiros solicitando uma corrida.
Porém, desde seu lançamento, a modalidade foi alvo de críticas de muitos motoristas, que alegam ser uma forma de remunerar cada vez pior os profissionais.
Segundo o Floripa, tanto a Uber Promo quanto a 99Poupa, tem relação direta com o crescimento da inDriver no Brasil.
O aplicativo de transporte russo, ao contrário dos antigos nomes do mercado, permite que motoristas e passageiros negociem o valor da corrida.
Porém, alguns motoristas avaliam que essa prática pode acabar diminuindo os preços das tarifas em todo o mercado.
Dessa forma, era comum ver o nome Uber Promo no centro das manifestações de motoristas de aplicativo.
O Fim da Uber Promo
Após tanta polêmica, em novembro de 2021, a Uber comunicou em mensagem aos motoristas que a categoria estaria desativada pelo menos até o final do ano.
Na mensagem, a empresa explicava que a categoria havia sido criada para momentos de baixa demanda, como nos meses iniciais da pandemia, de forma a estimular que os passageiros pedissem corridas nos horários em que os motoristas estivessem mais tempo sem receber solicitações.
Porém, com o avanço da vacinação, a retomada das atividades e a época de final de ano, a demanda havia aumentado e, por isso o serviço estaria indisponível, pelo menos, até o final do ano.
Hoje, estamos gravando este vídeo já na metade de 2022 e o Uber Promo não retornou ao catálogo do aplicativo.
Vale lembrar também que a 99 foi pelo mesmo caminho e desativou a categoria 99 Poupa no mesmo período.
Com o fim da Uber Promo, a empresa até criou uma outra categoria, com uma lógica inversa.
Se no Promo, o passageiro pagava menos, mas tinha que esperar mais pelo motorista, na categoria Uber Prioridade, o passageiro paga mais caro para ter um tempo de espera menor.
A categoria foi anunciada em outubro de 2021, pouco antes do fim da Promo e atualmente ainda está disponível em poucas cidades do Brasil.
Em breve a gente prepara um vídeo só sobre ela.