A empresa anunciou a expansão do serviço UberX Share nos Estados Unidos, uma opção de viagem mais barata que permite corridas compartilhadas entre dois ou mais usuários.
No último dia 3, a Uber anunciou a expansão do UberX Share, categoria de viagens compartilhadas que pode custar até 20% menos do que uma viagem de UberX. Após considerar o lançamento bem-sucedido, a empresa informou que nas próximas semanas o serviço será ampliado para as cidades de Miami, Nashville, Baltimore, Filadélfia e Washington DC, com planos para expandir para mais cidades em breve.
A Uber tem como meta se tornar uma plataforma com emissões zero até 2030 nos Estados Unidos, Canadá e Europa, e globalmente até 2040. A empresa acredita que ter mais assentos ocupados em cada veículo ajudará a alcançar essa meta.
De acordo com um comunicado para a imprensa norte-americana, com o serviço UberX Share, os passageiros podem:
- Economizar: os usuários do serviço UberX Share têm a possibilidade de economizar compartilhando uma viagem, já que o valor é sempre mais acessível do que o do UberX. Além disso, nos Estados Unidos, os usuários podem receber um desconto inicial ao optarem por essa opção e, caso haja outro passageiro no mesmo trajeto, podem economizar até 20% da tarifa total.
- Evitar atrasos: com o serviço UberX Share, os passageiros são combinados apenas com aqueles que seguem na mesma direção, garantindo que eles permaneçam dentro do cronograma e evitem atrasos inesperados. Além disso, o serviço foi projetado para que os passageiros cheguem, em média, até 8 minutos depois de uma corrida do UberX.
- Escolha sustentável: o UberX Share permite colocar mais pessoas em menos carros, o que possibilita a redução do uso de combustível, da quilometragem percorrida e das emissões por passageiro. Além disso, esse serviço torna o transporte mais acessível.
É importante lembrar que durante a pandemia de Covid-19, o serviço UberX Share foi suspenso nos Estados Unidos. Ele foi relançado no verão passado em nove grandes cidades, incluindo Nova York, Chicago e Los Angeles. Atualmente, o serviço está disponível nos seguintes mercados: Chicago, Indianápolis, Los Angeles, Montreal (Canadá), Nova York, Phoenix, Pittsburgh, Portland, San Diego, São Francisco, Toronto (Canadá) e Vancouver (Canadá).
Fora dos Estados Unidos e do Canadá, o o serviço está presente em: Accra, Adelaide, Auckland, Brisbane, Buenos Aires, Cairns, Canberra, Christchurch, Darwin, Doha, Eastern Province (KSA), Gold Coast, Hobart, Kiev, Lagos, Melbourne, Nairobi, Newcastle, Paris, Perth, Sunshine Coast, Sydney e Wellington.
No Brasil, o serviço de viagens compartilhadas é conhecido como Uber Juntos. Ele foi criado a partir do antigo Uber Pool, mas apresenta algumas diferenças, como a necessidade de caminhar um pouco até o local de embarque ou de caminhar após o desembarque até o local de destino. Devido ao compartilhamento de viagens, o serviço acaba sendo mais barato para os passageiros, podendo custar até 50% menos que o UberX. No entanto, a Uber Juntos também ficou indisponível durante a pandemia e segue sem operar em território brasileiro desde então.