A Uber anunciou nesta terça-feira (10) a expansão do piloto de gravação de vídeo realizado diretamente pelo aplicativo do motorista. Segundo a empresa, o projeto, iniciado em outubro do ano passado, visa proporcionar um adicional de segurança aos motoristas parceiros da empresa, e agora está sendo ampliado para incluir as cidades de Curitiba, Manaus e São José dos Campos (SP).
Motoristas que utilizam celulares com o sistema Android nessas localidades foram convidados a participar dessa nova fase do projeto. A iniciativa já está em teste em outras cidades brasileiras, como Campinas (SP), João Pessoa, Santos (SP) e Petrópolis (RJ), além de algumas cidades nos Estados Unidos.
Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber em São Paulo, destacou a importância das gravações para compreender melhor as situações dentro dos veículos. “Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente. Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber.”
A Uber já permite que motoristas parceiros que possuem suas próprias câmeras veiculares as cadastrem no aplicativo, informando aos usuários sobre a presença desses dispositivos. Esse cadastramento permite aos parceiros compartilharem gravações com a equipe de suporte em caso de incidentes reportados pelos usuários.
Além disso, a empresa reconhece que as câmeras tradicionais podem ser complexas e dispendiosas. Portanto, a Uber está explorando a gravação de vídeo usando o aplicativo da plataforma, que utiliza a câmera frontal do smartphone. Essa funcionalidade é escalável, gratuita e pode ser configurada em poucos segundos pelos motoristas.
Mais informações sobre a gravação
- A gravação é opcional e utiliza a câmera frontal do smartphone.
- Uma vez habilitado o recurso, os motoristas parceiros podem gravar vídeo e áudio de todas as viagens.
- O registro de áudio e vídeo começa ao se aproximar do ponto de embarque e continua durante toda a viagem, encerrando-se 20 segundos após o término da mesma.
- A gravação permanece criptografada no celular, sem acesso direto pela Uber ou pelo motorista.
- O usuário é informado sobre a gravação antes de embarcar e tem a liberdade de cancelar a viagem se desejar.
- A equipe de atendimento da Uber só pode acessar o conteúdo das gravações mediante um relatório de incidente de segurança no aplicativo.
- O motorista parceiro pode adicionar o arquivo de vídeo à reclamação, e a Uber, detentora da chave de criptografia, terá acesso aos registros.
- A gravação da viagem fica armazenada no dispositivo do parceiro por sete dias, sendo excluída automaticamente caso não haja relato de incidente durante esse período.
- Autoridades competentes podem solicitar acesso às imagens compartilhadas pelos parceiros conforme a legislação vigente.