Uber Pro é um programa de benefícios destinado aos motoristas parceiros da Uber.
Já falamos aqui no blog sobre estratégias para competir com a Uber tendo um aplicativo regional. Uma estratégia fundamental é a criação de um sistema de pontos para beneficiar motoristas e passageiros.
A ideia é tão assertiva que a própria Uber coloca em prática com seus parceiros através do Uber Pro.
Disponível em todo Brasil desde outubro de 2019, o programa de benefícios oferece descontos em diversos serviços como instituições de ensino e academias.
O que é o Uber Pro?
Pensando em oferecer mais recompensas aos seus parceiros, a Uber desenvolveu o Uber Pro.
O programa de benefícios promove vantagens progressivas aos associados como, por exemplo, descontos em academias, universidades e até combustível.
Para participar, o motorista precisa ter avaliação média de 4,85 estrelas. Além disso, a taxa de cancelamento não pode ser maior que 8%, enquanto a taxa de aceitação precisa ser igual ou superior a 80%.
Tudo funciona dentro do app TotalPass – parceiro da Uber nesta categoria.
O programa tem quatro categorias:
- Azul
- Ouro
- Platina
- Diamante
Independentemente da categoria, todos os associados podem receber descontos que chegam a 50% nas academias Smart Fit.
Evoluindo para a categoria Ouro, já são oferecidos descontos em cursos de graduação semipresenciais em instituições de ensino como a Anhanguera e Unopar.
Ainda na categoria Ouro os motoristas são reconhecidos com um selo de qualidade, que é apresentado aos passageiros quando solicitam uma viagem. No mais, eles também têm prioridade para passageiros VIP, isto é, passageiros com notas altas.
Uma vantagem crucial do programa de associados — na categoria Platina — é a prioridade em viagens saindo do aeroporto. Como já falamos aqui, no processo de abertura de capital na Bolsa de valores de Nova Iorque, a Uber revelou que 15% das corridas realizadas pelo aplicativo começam ou terminam em aeroportos.
No nível Diamante, o membro passa a receber um valor extra.
Como funciona o Uber Pro?
Uma vez associados, os motoristas passam a acumular pontos a cada corrida finalizada. Ou seja: mais corridas, mais pontos. Todos começam na categoria Azul. Contudo, esses pontos não são vitalícios. A cada três meses eles vencem e, assim, são zerados no perfil do motorista.
Mas se o motorista resgatar um benefício, antes que os pontos expirem, o benefício segue valendo no mês seguinte.
Para avançar nas categorias, o motorista deve atingir uma pontuação mínima que varia de acordo com cada cidade.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são necessários 500 pontos para evoluir de Azul para Ouro.