“Uber oferece bônus de R$180 por 100 viagens – apenas R$1,80 extra por corrida e chama isso de incentivo”, diz Cláudio Sena 

Claudião diz que Uber “vende ilusões” e defende: “Se o motorista tiver consciência, ele quebra o Uber. Mas o negócio está inculcado.”

Retrato de um homem de meia-idade com barba grisalha e óculos, vestindo uma camisa preta. Ele está em um ambiente interno bem iluminado, com um fundo levemente desfocado.
Foto: Cláudio Sena para 55content

Durante o evento online 55 Content Premium realizado no dia 17 de fevereiro, o influenciador e motorista de aplicativo Cláudio Sena, conhecido como Claudião, criticou a plataforma Uber, afirmando que a empresa “vende ilusões” aos motoristas e passageiros. O evento discutiu o tema “O que falta para os aplicativos regionais dominarem o mercado?”.

Claudião comparou a estratégia da Uber à do filme “O Vendedor de Ilusões”, acusando a empresa de criar uma falsa percepção de benefícios para os motoristas: “Ela [Uber] coloca R$ 180 de incentivo para o motorista fazer 100 viagens. Dá um real e pouco por viagem, a mais. Ela acha que aquilo é um incentivo.”

O influenciador destacou o diferencial dos aplicativos regionais em relação à Uber, ressaltando a proximidade com o público local: “Vocês têm uma solução local que atende o passageiro e que atende o motorista e a Uber não tem isso. Essa é uma característica essencial ao negócio. Eu cresci aqui no Nordeste, eu vim dizer que o olho do dono é que engorda o gado. Essa proximidade de vocês com o público, tanto o motorista quanto o usuário, é um diferencial único.”

O mercado de aplicativos de transporte no Brasil é vasto e diversificado, com mais de 200 aplicativos regionais em operação. Esses aplicativos vêm ganhando espaço, especialmente em cidades de pequeno e médio porte, onde a demanda por transporte por aplicativo é crescente e a concorrência com os grandes players é menor.

A presença desses aplicativos é mais forte em regiões como o Nordeste e o interior do Brasil, onde as necessidades de transporte local podem ser mais específicas. Os aplicativos regionais de transporte oferecem uma série de vantagens, como conhecimento local aprofundado, relacionamento próximo com os motoristas e especialização em nichos específicos. No entanto, eles também enfrentam desafios significativos, como a concorrência com grandes players, a necessidade de investimento em tecnologia e a dificuldade em divulgar seus serviços.

O mercado de aplicativos de transporte no Brasil tem observado um crescimento expressivo dos aplicativos regionais. De acordo com dados da Gaudium, esses aplicativos movimentaram mais de R$ 900 milhões em 2022, indicando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. Outro estudo aponta que, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 333% no número de aplicativos de transporte urbano no país, com destaque para as regiões Nordeste e Sul.

“O poder é do motorista. Se o motorista tiver consciência, ele quebra o Uber. Mas o negócio está inculcado. Mas eu acho que o trabalho de cada um de vocês, aí na região, é inculcar mesmo na cabeça do motorista a solução, porque todo aplicativo regional paga mais, paga melhor que Uber. Todos os que eu vi”, defendeu Cláudio Sena.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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