Durante o evento online 55 Content Premium realizado no dia 17 de fevereiro, o influenciador e motorista de aplicativo Cláudio Sena, conhecido como Claudião, criticou a plataforma Uber, afirmando que a empresa “vende ilusões” aos motoristas e passageiros. O evento discutiu o tema “O que falta para os aplicativos regionais dominarem o mercado?”.
Claudião comparou a estratégia da Uber à do filme “O Vendedor de Ilusões”, acusando a empresa de criar uma falsa percepção de benefícios para os motoristas: “Ela [Uber] coloca R$ 180 de incentivo para o motorista fazer 100 viagens. Dá um real e pouco por viagem, a mais. Ela acha que aquilo é um incentivo.”
O influenciador destacou o diferencial dos aplicativos regionais em relação à Uber, ressaltando a proximidade com o público local: “Vocês têm uma solução local que atende o passageiro e que atende o motorista e a Uber não tem isso. Essa é uma característica essencial ao negócio. Eu cresci aqui no Nordeste, eu vim dizer que o olho do dono é que engorda o gado. Essa proximidade de vocês com o público, tanto o motorista quanto o usuário, é um diferencial único.”
O mercado de aplicativos de transporte no Brasil é vasto e diversificado, com mais de 200 aplicativos regionais em operação. Esses aplicativos vêm ganhando espaço, especialmente em cidades de pequeno e médio porte, onde a demanda por transporte por aplicativo é crescente e a concorrência com os grandes players é menor.
A presença desses aplicativos é mais forte em regiões como o Nordeste e o interior do Brasil, onde as necessidades de transporte local podem ser mais específicas. Os aplicativos regionais de transporte oferecem uma série de vantagens, como conhecimento local aprofundado, relacionamento próximo com os motoristas e especialização em nichos específicos. No entanto, eles também enfrentam desafios significativos, como a concorrência com grandes players, a necessidade de investimento em tecnologia e a dificuldade em divulgar seus serviços.
O mercado de aplicativos de transporte no Brasil tem observado um crescimento expressivo dos aplicativos regionais. De acordo com dados da Gaudium, esses aplicativos movimentaram mais de R$ 900 milhões em 2022, indicando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. Outro estudo aponta que, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 333% no número de aplicativos de transporte urbano no país, com destaque para as regiões Nordeste e Sul.
“O poder é do motorista. Se o motorista tiver consciência, ele quebra o Uber. Mas o negócio está inculcado. Mas eu acho que o trabalho de cada um de vocês, aí na região, é inculcar mesmo na cabeça do motorista a solução, porque todo aplicativo regional paga mais, paga melhor que Uber. Todos os que eu vi”, defendeu Cláudio Sena.
Respostas de 6
Fato é, vendedor de ilusão! Finaliza o aplicativo, conta as corridas, soma, observa e soma o valor repassado a Uber, decepção! A Uber não repassa o valor da missão, vc mesmo faz, caso não seja oferecido e o incentivo.
Se vc garimpar corridas escolhendo as que vale a pena pegando apenas as corridas que pagam, 1,70 a cima o valor do km, vc terá uma diferença de qualquer corrida aceita entre uma corrida que paga o km maior, vc tem uma diferença de 3, 4 reais ou até mais de diferença. Aí vc faz 100 corridas pegando tudo que vem pela frente para ganhar 180 reais a mais, e faz 100 corridas selecionadas pagando uns 3 ou 4 reais a mais, vc fará 400 reais a mais. Qual a opção mais vantajosa? Aceitar tudo e ganhar 180 a mais em 100 corridas ou selecionar e ganhar 400 reais ou mais em 100 corridas? O cara tem que ser muito trouxa pra cair nesse golpe da Uber. Pq a Uber não volta a pagar como fazia a uns atrás, faça 90 corridas e ganhe 360 reais, 300 reais. A Uber viu nessa nova geração de motoristas um monte de trouxas.
Eu sempre aceito o menor “incentivo”, aquele que não vai alterar a minha rotina diária. Exemplo: Final de semana fazer 50 corridas para ganhar R$, 60, 70. Não vai mudar a minha rotina e nem tão pouco me forçar a aceitar corridas que não valem a pena.
Se nos Motoristas fossemos mas unidos, deixaríamos o aplicativo da Uber desligado um mês ou dois meses, aí íamos conseguir que ela pagaria melhor as corridas, aí ela ia saber a força que nós Motoristas temos. Mas precisamos ser mas unidos, como os aplicativos faz, 99 e Uber andam juntas, lado a lado, e formaram até um sindicato pra defender os interesses deles,e nos fazemos oque, nada, só ficamos brigando entre nós.
Se nos Motoristas fossemos mas unidos, deixaríamos o aplicativo da Uber desligado um mês ou dois meses, aí íamos conseguir que ela pagaria melhor as corridas, aí ela ia saber a força que nós Motoristas temos. Mas precisamos ser mas unidos, como os aplicativos faz, 99 e Uber andam juntas, lado a lado, e formaram até um sindicato pra defender os interesses deles,e nos fazemos oque, nada, só ficamos brigando entre nós. Eu nunca plubiquei este comentário.
Nos últimos tempos, todos os motoristas da Uber que conheço têm expressado suas insatisfações em relação à experiência de trabalhar com o aplicativo. Embora a flexibilidade e a possibilidade de gerar renda sejam atrativos, é importante reconhecer as desvantagens que enfrentamos diariamente
Baixas Tarifas: Redução das tarifas. Sentimos que os valores pagos por corrida não são justos, especialmente quando se considera o custo de manutenção do veículo, combustível e outras despesas. Isso tem levado a uma pressão financeira significativa.
Comissões Elevadas: A porcentagem que a Uber retira de cada corrida é frequentemente vista como excessiva. Acreditamos que a empresa deveria rever suas políticas de comissionamento para garantir que nós, motoristas sejamos compensados de maneira justa pelo nosso trabalho.
Falta de Suporte: Temos dificuldades em obter suporte eficaz da Uber quando enfrentamos problemas, como disputas com passageiros ou questões relacionadas ao aplicativo. A falta de um canal de comunicação claro e eficiente pode ser frustrante e desmotivadora.
Insegurança: A segurança é uma preocupação constante para nós. Embora a Uber tenha implementado algumas medidas de segurança, nos sentimos vulneráveis a situações de risco, como passageiros agressivos ou assaltos.
Avaliações e Feedback: O sistema de avaliação também é um ponto de estresse. Frequentemente nos preocupamos com a possibilidade de recebermos avaliações injustas, que podem impactar nossa capacidade de continuar trabalhando com o aplicativo. Isso gera uma pressão constante para agradar a todos os passageiros.
Concorrência Intensa: Com o aumento do número de motoristas, a concorrência se tornou feroz. Isso pode resultar em menos corridas disponíveis e, consequentemente, em uma diminuição na renda, especialmente em horários de menor demanda.
Desgaste Físico e Mental: O trabalho como motorista pode ser fisicamente e mentalmente desgastante. Longas horas na estrada, o estresse do trânsito e a necessidade de lidar com diferentes tipos de passageiros podem levar ao nível muito alto de cansaço físico e mental, precisamos nos manter trabalhando por horas a fio sem descanso, caso contrário, não teremos feito o valor que precisamos para levarmos para casa pelo menos parte do que precisamos para pagar combustível e o pão. O desgaste com peças e acessórios do carro, nem vou citar aqui.