Como parte das inovações apresentadas no evento global Go-Get, a Uber anunciou a introdução de contas específicas para adolescentes no Quebec. Segundo a Uber, a nova funcionalidade foi projetada especialmente para atender às necessidades das famílias e permitirá que os pais criem contas para seus filhos adolescentes, sejam notificados quando solicitarem um Uber e monitorem o trajeto em tempo real pelo aplicativo.
A Uber explica que para adicionar um adolescente ao perfil familiar, pais ou responsáveis legais simplesmente inserem as informações do menor. Em resposta, o adolescente recebe um convite para instalar o aplicativo e vincular-se à conta familiar. Uma vez que um Uber é solicitado pelo adolescente, uma notificação é enviada aos pais ou responsáveis, que podem seguir o percurso em tempo real e até entrar em contato com o motorista ou o adolescente através do app. Vale ressaltar que essa funcionalidade é restrita a adolescentes de 13 a 17 anos e se aplica unicamente a viagens, não estando disponível para o serviço de entrega, Uber Eats.
Em palavras de Jonathan Hamel, gerente de relações públicas da Uber em Quebec: “Os adolescentes de hoje têm agendas movimentadas, seja para atividades esportivas, encontros com amigos ou trabalho. Com a vida agitada que levamos e a ocupação constante dos pais, decidimos lançar as contas para adolescentes. Com motoristas capacitados, os pais podem ter a tranquilidade de que seus filhos chegarão ao destino com segurança.”
Pensando na segurança dos adolescentes, a Uber afirma ter incorporado cursos adicionais nas contas juvenis. Os jovens poderão ativar a gravação de áudio das viagens e precisarão fornecer um PIN exclusivo ao motorista antes de iniciar a corrida. Como camada adicional de segurança, o aplicativo usa rastreamento GPS e alerta o passageiro se detectar qualquer irregularidade durante a viagem.
Em relação aos motoristas, eles são informados previamente quando uma solicitação de viagem vem de uma conta adolescente, podendo decidir se aceitam ou não tais solicitações.
As contas para adolescentes já estavam disponíveis desde o dia 22 de maio em cidades selecionadas dos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o site da Uber ainda enfatiza que o “usuário deve ter pelo menos 16 anos para solicitar viagens, e caso seja mais novo, é necessário o consentimento dos responsáveis para que a viagem possa ser feita”.
Leia mais em: Uber anuncia viagem por telefone e novidades nas corridas com paradas durante evento
Além das contas para adolescentes, a Uber anunciou outros recursos para os usuários de Quebec. Agora, ao enviar um presente pelo Uber Eats, os usuários poderão adicionar um vídeo personalizado. Além disso, será possível realizar pedidos coletivos de supermercado através do Uber Eats, facilitando as compras em grupo.