Uber Fleet: sistema de gestão de frotas da Uber

ponto de exclamacao .png
Motorista
uber fleet
uber fleet

O Uber Fleet é o sistema de gerenciamento de frotas da Uber. Apesar de alguns motoristas conseguirem acessar, ele ainda não está disponível no Brasil.

A Uber possui diversos produtos pelo mundo, como o seu famoso aplicativo de transporte, seu app de delivery de comida, entregas de supermercado e até carros autônomos.

Mas, o que muita gente no Brasil não sabe, é que a empresa também tem um sistema de gestão de frotas de carro, a Uber Fleet – que ainda não opera no Brasil.

Em alguns lugares pelo mundo, proprietários de frotas de carros podem fazer parte da Uber. 

Isso mesmo. Para ser parceiro Uber, uma pessoa não precisa, necessariamente, ser um motorista. Com a Uber Fleet, ela pode apenas gerenciar sua frota. 

Para motoristas que desejam começar a parceria com a Uber, mas não têm carro, a modalidade é uma ótima opção. Uma vez que existem diversas empresas de aluguel de veículos, a categoria Fleet pode oferecer preços mais atraentes para esse motorista.

A Uber Fleet nada mais é do que um aplicativo que ajuda a gerenciar e monitorar sua frota de carros de forma eficiente. O app oferece as seguintes funcionalidades:

  • Gestão da frota via celular: o gestor poderá receber extratos detalhados para avaliar o desempenho dos motoristas e otimizar os pagamentos;
  • Suporte técnico todos os dias e a qualquer horário: o gestor pode receber ajuda do Uber diretamente do app a qualquer momento;
  • Monitoramento dos carros em tempo real: o gestor pode ver a localização, a rota,número de viagens, horas de conexão, total de viagens realizadas, valores arrecadados, tempo restante (se estiverem em viagem) e cancelamentos;
  • Análise dos pedidos dos parceiros: se estão ativos, em processo de aceitação, rejeitados ou desativados. 

Fica a cargo do gestor definir outras questões como horários de entrega e devolução do veículo, limpeza, combustível, limite de quilometragem etc.

Como ser um membro da Uber Fleet?

Para fazer parte desta categoria, os interessados devem, primeiro, fazer o registro na Uber como parceiros. Eles precisam apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto;
  • Ficha sem antecedentes criminais;
  • CNH em dia;
  • Seguro com ampla cobertura;
  • Ser emissor de nota fiscal;
  • Documentação de todos os veículos que serão registrados.

Depois disso, quando aprovado, o gestor pode começar a adicionar os motoristas parceiros – que se enquadrem dentro dos requisitos obrigatórios exigidos para dirigir pela Uber.

Esse encontro entre o gestor e os motoristas é chamado de “Fleet Match”.

Pagamentos

A comissão dos motoristas e o lucro do gestor é negociada diretamente entre as partes. Lembrando sempre que o percentual precisa ser vantajoso para o condutor e financeiramente viável para sustentar o negócio do empreendedor.

Os valores cobrados vão depender, ainda, do modelo de carro oferecido pelo empreendedor. Se ele tem um carro de luxo que atende aos requisitos do Uber Black, por exemplo, pode cobrar muito mais do que se tivesse um carro que se qualifique apenas para o UberX.

Como a funcionalidade ainda não está disponível no Brasil, o modelo de negócio que mais se assemelha ao Uber Fleet é o de aplicativos white label.

Empresas como a Machine, por exemplo, oferecem apps nos quais os gestores podem alugar a licença de uso para configurar com sua marca, preços e forma de trabalho.

Assim, os empreendedores ficam concentrados na gestão do negócio, relacionamento com passageiros e motoristas, preço das corridas, marketing da empresa e assim por diante. A parte da tecnologia, dos custos com mapas, servidores, atualização e manutenção do aplicativo fica com a empresa responsável por “alugar” o app.

Assim como no caso do Uber Fleet, a empresa que oferece o app é dona do aplicativo base e por isso os empreendedores não conseguem realizar grandes personalizações no produto, como mudar seu visual ou adicionar funcionalidades por conta própria. 

Contudo, eles comandam diversas configurações da forma de trabalho, como o despacho, os preços, a logo e diversas outras funcionalidades que a empresa desenvolvedora liberar.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar