A vertical de entregas da empresa, Cornershop by Uber, passou a cadastrar bikeboys em Macaé e São José do Rio Preto.
A Uber anunciou na manhã desta quarta-feira (01) que está expandindo o cadastro de bicicletas em sua vertical de entregas, a Cornershop by Uber. As cidades escolhidas para essa nova fase de expansão foram Macaé, no norte Fluminense, e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Segundo a empresa, a nova modalidade permite que mais pessoas possam se cadastrar na plataforma como forma de gerar renda de maneira rápida e autônoma e ampliar o número de compradores e entregadores disponíveis nas cidades, otimizando o tempo de entrega dos pedidos para os usuários.
A empresa explicou que está disponível em ambas as cidades desde o início de 2020 e vem trabalhando para ampliar sua operação local, adicionando constantemente novos segmentos de produtos no aplicativo e agora também ampliando os modais disponíveis para entregas.
“A disponibilidade de um novo modal de transporte amplia o número de parceiros em Macaé e São José do Rio Preto que podem utilizar a plataforma como uma maneira de conseguir uma renda extra. Para os usuários, a novidade representa um leque maior de parceiros online, otimizando o tempo de entrega – especialmente na compra de itens em menor volume, em segmentos como farmácias, por exemplo”, comenta Cristina Alvarenga, Head da Cornershop by Uber.
As entregas de bike pela Cornershop by Uber começaram em outubro de 2022 por Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Santos e Rio de Janeiro.
Nos primeiros meses do ano, a empresa já anunciou o cadastro de bikeboys também em cidades como Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e Florianópolis.
Ao contrário das entregas com moto ou carros, em que são exigidos documentação do veículo e carteira nacional de habilitação (CNH) válida, para os bikeboys, a empresa pede apenas que sejam maiores de 18 anos e possuam um documento de identificação pessoal com foto.
Fundada em 2015, no Chile, pelo sueco Oskar Hjertonsson, a Cornershop é uma startup que nasceu para conectar supermercados a consumidores.
Em outubro de 2019, a Uber comprou uma parte da empresa. Em julho de 2021, a empresa adquiriu 100% da Cornershop. Com a aquisição, o aplicativo foi incorporado à plataforma da empresa americana e atualmente os usuários podem realizar compras de supermercado pelo app, o que ficou mais evidente com a nova atualização do aplicativo da Uber anunciada em meados de fevereiro.
A expansão dos bikeboys é um capítulo da retomada das entregas da Uber no Brasil, que deixou de operar a Uber Eats, seu delivery de comida, em maio de 2022, alegando uma reestruturação de sua operação. Especialistas avaliam que o domínio do iFood no mercado brasileiro desestimulou a empresa a competir no mercado dos restaurantes, migrando sua operação de entregas para supermercados, farmácias, petshops e lojas de varejo através do Uber Direct.
Globalmente, a vertical de entregas gerou US$ 2,9 bilhões em receita para a Uber no ano passado.