Pesquisar

Uber divulga prêmio para aeroportos com melhor experiência para passageiros e motoristas

ponto de exclamacao .png
Motorista
Uber aeroporto
Uber aeroporto

Aeroportos localizados em Nova York, Phoenix, Salt Lake City e Montreal são reconhecidos por seus investimentos em oferecer as melhores experiências no compartilhamento de viagens.

Nesta segunda-feira (22), a Uber anunciou sua lista de aeroportos do Canadá e dos Estados Unidos que criaram a melhor experiência para usuários de aplicativos de transporte. Segundo a empresa, cada premiado demonstrou excelência em diferentes categorias, desde o compromisso com a inovação até menor tempo de espera, melhor experiência do cliente, entre outras. 

“O ano passado foi um ano em que as viagens se aproximaram, e até mesmo ultrapassaram, os níveis pré-pandêmicos, e os aeroportos se concentraram não apenas na recuperação, mas também em enfrentar os desafios decorrentes da alta demanda”, explicou a empresa. Segundo a Uber, a área do terminal, que representa as primeiras e últimas impressões dos viajantes, tornou-se ainda mais crucial para garantir uma experiência positiva e eficiente.

Nos últimos meses, a Uber e os aeroportos ao redor do mundo realizaram investimentos em novas áreas de recepção, adoção de tecnologias inovadoras e implementação de comodidades voltadas para passageiros e motoristas.

Entre os melhores aeroportos estão: Aeroporto LaGuardia de Nova York (LGA); Aeroporto Internacional Montréal-Pierre Elliott Trudeau (YUL); Aeroporto Internacional de Salt Lake City (SLC); e Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor (PHX). 

Todas as informações foram retiradas do site da Uber. 

Aeroporto LaGuardia de Nova York (LGA) se destaca pela Inovação

Desde o início de sua reforma em 2016, o Aeroporto LaGuardia de Nova York (LGA) passou por transformações significativas, visando a melhoria de suas instalações. No ano passado, o LGA abriu um novo terminal e, em parceria com a Uber, foram implementadas estratégias de coleta com o objetivo de promover eficiência e melhorar a experiência do cliente.

Ao longo do projeto de redesenvolvimento, a Uber e o LGA mantiveram uma colaboração frequente, ajustando-se às mudanças decorrentes das obras e dos fechamentos de vias. Por meio dessas reuniões regulares, as equipes de planejamento de tráfego da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey (PANYNJ) e da Uber trabalharam em conjunto para desenvolver estratégias de coleta que priorizassem a eficiência operacional, aprimorando o serviço prestado aos passageiros e buscando reduzir congestionamentos.

Atualmente, os passageiros que optam pelo serviço de compartilhamento de viagens no Terminal C do Aeroporto LaGuardia contam com espaços exclusivos para a coleta, sinalização digital que divide o meio-fio em zonas de fácil identificação e tecnologia de despacho que busca reduzir os tempos de espera ao pré-despachar um número determinado de veículos antes mesmo da solicitação do passageiro. Essas melhorias complementam as mudanças recentemente implementadas no Terminal B do aeroporto, onde os passageiros são orientados a solicitar suas corridas em corredores específicos, claramente indicados. Cada corredor é designado para atender a uma demanda, e o aplicativo da Uber se adapta em tempo real para distribuir de maneira mais uniforme as solicitações dos passageiros ao longo da calçada disponível.

A parceria entre a Uber e o Aeroporto LaGuardia resultou em melhorias na experiência dos passageiros, com uma redução significativa do tempo médio de espera no terminal C do aeroporto e um aumento da confiabilidade em todos os terminais. Segundo a Uber, as equipes continuam a trabalhar juntas, buscando identificar áreas adicionais para aprimoramento, com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória aos passageiros.

Aeroporto Internacional Montréal-Pierre Elliott Trudeau (YUL) se destaca pela coleta rápida de passageiros 

Os passageiros que desejam sair rapidamente da calçada do terminal após um longo dia de viagem encontram no Aeroporto Internacional Montréal-Pierre Elliott Trudeau (YUL), no Canadá, um tempo médio de espera para viagens de menos de três minutos, o menor registrado.

O YUL se empenhou em proporcionar essa experiência de cliente ágil, ao disponibilizar um estacionamento próximo para motoristas e permitir o reposicionamento de um número limitado de veículos diretamente na calçada do terminal, graças à tecnologia ExpressMatch da Uber. O aeroporto continua a trabalhar em conjunto com a equipe do Uber Airports para implementar melhorias adicionais, incluindo recentemente uma nova área de espera para motoristas próxima ao terminal.

Aeroporto Internacional de Salt Lake City (SLC) e Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor (PHX) se destacam pelo prêmio Experience Obsessed

Aeroportos reconhecidos com o prêmio Experience Obsessed levaram em consideração os pontos de vista dos usuários do Uber para aprimorar a experiência geral.

Um exemplo notável é o Aeroporto Internacional de Salt Lake City (SLC), nos Estados Unidos, que recentemente inaugurou seu novo terminal.

A equipe do SLC projetou uma área de embarque e desembarque de carros compartilhados espaçosa, organizada e bem sinalizada. Agora, a experiência inclui sinalização da marca Uber e meio-fio linear dividido em zonas, facilitando a localização de passageiros e motoristas durante os horários de pico.

Além disso, o SLC reservou uma via exclusiva para veículos compartilhados, separando-os dos veículos particulares, que geralmente têm tempos de permanência mais longos. Esse novo layout e a via dedicada para carros compartilhados têm incentivado um grande número de viagens “Rematch” (quando um motorista conclui uma corrida de desembarque e imediatamente pega outro passageiro que solicitou uma corrida), reduzindo o tempo de espera dos passageiros e aumentando a confiabilidade em geral.

Ainda no ano passado, o Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor (PHX), também nos Estados Unidos, colaborou com a Uber para redesenhar a área de meio-fio, garantindo que cada modo de transporte tivesse espaço adequado para operar de maneira eficiente.

Devido ao grande volume de viagens da Uber no PHX, agora existem meio-fios dedicados nos Terminais 3 e 4, com uma área significativamente ampliada. Essa alteração resultará em menor congestionamento para os embarques da Uber e proporcionará uma experiência melhor para todos os viajantes.

Além disso, essas melhorias focadas no cliente complementam o compromisso do aeroporto de oferecer uma área de espera de ponta, que inclui comodidades para os motoristas, como espaços de entretenimento, áreas para refeições, banheiros e lavatórios.

Futuro do transporte terrestre

“Cada premiado, por meio de um compromisso com a parceria e a mentalidade de colocar o cliente em primeiro lugar, ajudou a promover uma jornada positiva de ponta a ponta para o passageiro. Olhando para 2023, a Uber espera colaborar na próxima geração de tecnologias de despacho, ferramentas de redução de congestionamento e experiências de coleta perfeitas”, afirma a empresa, em nota.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar