Com o objetivo de entrar de vez no mercado britânico, a Uber comprou a Autocab, uma plataforma de despacho para centrais de táxi.
No dia 6 de agosto de 2020, a Uber anunciou em seu site oficial para o Reino Unido, que estava comprando a Autocab. A empresa é responsável por uma plataforma de despacho de corridas de táxi.
Até então, a companhia era a maior rival da Uber no Reino Unido.
Atualmente, a plataforma da Autocab possui 75 mil carros em áreas onde a Uber não está presente e é usada por cerca de metade do mercado de aluguel e táxi privado no Reino Unido.
Vale lembrar que a empresa norte-americana já sofreu duras restrições no país. Em meados de 2019, teve sua licença de atuação caçada na capital, mas recuperou pouco tempo depois.
O objetivo da aquisição é a expansão de mercado em locais onde a Uber não opera.
De acordo com a Autocab, a conexão para as viagens será feita através do marketplace da empresa, o iGo.
Assim, a Uber poderá conectar seus passageiros com as operadoras locais.
Ao abrir o app da Uber, ao invés de solicitar uma corrida da própria empresa, o usuário pedirá um taxista de uma empresa local.
Com a negociação, as operadoras vão ter a possibilidade de expandir suas atividades e oferecer maiores lucros aos motoristas.
É importante destacar que, mesmo após a aquisição, a Autocab permanecerá independente, com seu próprio conselho administrativo, que seguirá focado no fornecimento de tecnologia para a indústria de táxi e transporte particular em todo o mundo.
Até então, a Uber está presente em 40 cidades no Reino Unido. Após a aquisição da Autocab, a expectativa é de operar em 170 cidades.
O que disseram os envolvidos?
No pronunciamento oficial, Safa Alkateb, CEO da Autocab, definiu a negociação com uma potencialização das ambições da empresa:
“A Autocab vem trabalhando com operadoras locais em todo o mundo para fornecer a tecnologia para torná-las mais eficientes e abrir um mercado para oferecer mais viagens. Trabalhando com o Uber, podemos ampliar nossas ambições, oferecendo centenas de milhares de viagens adicionais para nossos clientes e ajudar a consolidar o lugar dos operadores licenciados em sua comunidade local.”
Ainda no anúncio, Jamie Heywood, gerente geral regional da Europa do Norte e Leste da Uber, destacou os anos de experiência da Autocab no mercado de transporte:
“A Autocab trabalha com sucesso com operadores de táxi e de transporte privado em todo o mundo há mais de trinta anos e a Uber tem muito a aprender com sua experiência. Esperamos trabalhar com a equipe da Autocab para ajudar as operadoras locais a crescer e oferecer aos motoristas oportunidades de ganhos genuínos.”
A nível mundial, é o segundo movimento forte que a Uber faz em direção aos táxis em pouco menos de um mês.
Em julho, a empresa anunciou que abriria a opção Uber Taxi na cidade de São Paulo, uma das principais operações da empresa no mundo.