A empresa pretende alcançar US$ 1 bilhão em receita de publicidade até 2024. Atualmente, a Uber conta com mais de 343 mil anunciantes.
Em 2022 a Uber lançou em sua plataforma uma divisão de publicidade. A iniciativa, intitulada Journey Ads, conta com publicidades de mais de 40 marcas, como a Heineken e a NBC Universal.
Os anúncios direcionados – publicidades personalizadas baseadas nas preferências do usuário – consideram o histórico de viagens do passageiro e o seu destino ao iniciar uma corrida. Estas propagandas são exibidas durante toda a viagem até que se chegue ao destino.
Em outras palavras, o Journey Ads é uma maneira de chamar a atenção do passageiro durante a corrida, apresentando anúncios que impulsionam as vendas e o reconhecimento de determinada marca.
Ao Wall Street Journal, um porta-voz da empresa disse que a Uber não irá compartilhar informações individuais dos usuários com anunciantes. Além disso, certas características dos usuários, como raça, orientação sexual e destinos específicos, tais como prédios governamentais, hospitais e centros de saúde reprodutiva, não poderão ser utilizados para direcionamento de publicidade.
Através do aplicativo, a Uber poderá permitir que uma viagem inteira de um passageiro seja patrocinada por meio de “anúncios de viagem”. Além do Journey Ads, que são exibidos durante a viagem, a Uber destacou outras opções de publicidade que os anunciantes poderão escolher ao fazer uma parceria com a empresa.
- Listagens patrocinadas: com destaque para o Uber Eats, as listagens patrocinadas colocam marcas à frente da concorrência, atraindo a atenção de consumidores que estejam prontos para comprar, o que resulta em maior engajamento, ROI e aquisição de clientes;
- E-mails patrocinados: estes e-mails permitem que marcas promovam ofertas exclusivas para consumidores do Uber e Uber Eats, entregando a mensagem diretamente em suas caixas de entrada;
- Outdoors de páginas iniciais: dão às marcas a capacidade de exibir mensagens com destaque na página inicial do Uber Eats;
- Anúncios pós-checkout: permitem a promoção da marca para consumidores que estejam interessados em comprar enquanto aguardam atualizações sobre seu pedido;
- Anúncios de vitrine: os produtos da marca ficarão posicionados estrategicamente no topo de uma vitrine digital;
- Anúncios no menu: os restaurantes podem apresentar itens do menu sazonal ou do menu com preços especiais para atrair consumidores a aproveitarem a oferta promocional;
- Anúncios de Cartops: permitem que as marcas alcancem os consumidores com base na localização e hora do dia nas principais cidades dos EUA, para isso, são utilizados mídias offline em veículos, similar ao que a Mobees realiza no Brasil.
De acordo com o Relatório dos resultados financeiros e operacionais da Uber do primeiro trimestre de 2023, houve mais de 343 mil anunciantes ativos. Ainda este ano, a empresa lançou uma plataforma de autoatendimento para anúncios, permitindo que os motoristas ganhem mais receita e destaquem as empresas locais. Presente no negócio de publicidade desde 2019, a companhia disse que pretende atingir 1 bilhão de dólares em receita de publicidade até 2024.
Leia mais em: Motoristas e entregadores da Uber ganharam US$ 13,7 bilhões no primeiro trimestre
Nas últimas semanas, a Uber chegou a divulgar para alguns usuários no Brasil, um formulário de interesse para marcas que queiram exibir seus anúncios no aplicativo.
Neste formulário, além do nome do representante da empresa, o nome da própria empresa e e-mail, o interessado deve informar o tipo de serviço que a empresa realiza, o tipo de publicidade que ela deseja fazer e o orçamento para campanha.
O formulário também traz algumas opções de país, o que indica os locais em que a publicidade da Uber estão ativa. São eles: Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, França, Alemanha, Guatemala, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Quênia, México, Holanda, Nova Zelândia, Panamá, Polônia, Portugal, Porto Rico, África do Sul, Espanha, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos.