No Brasil, o taxista pode ser motorista da Uber apenas na cidade de São Paulo e dentro da categoria Uber Táxi.
Publicado em 05/04/2019 – Atualizado em 27/10/2021
O táxi por muitas décadas foi a maneira exclusiva de se pegar um transporte particular.
Seja chamando pela central ou nos pontos espalhados pela cidade, o táxi era a maneira ideal de você chegar em um local de forma rápida, confortável e segura.
No entanto, com a chegada dos aplicativos, o taxista passou a ter a forte concorrência de empresas multinacionais e até mesmo regionais.
Por isso, em todo o Brasil, diversos sindicatos de taxistas alegaram que houve uma queda na solicitação do serviço e na renda dos profissionais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ipea), o Brasil já tem mais de 1,1 milhão de motoristas de aplicativo.
Na chegada dos apps de transporte, era comum ver cenas de confusão entre taxistas e motoristas. Muitos taxistas alegavam que o transporte por app era ilegal e clandestino. Afinal, segundo eles, os motoristas de app não eram autorizados a rodar com passageiros.
Por outro lado, os motoristas de app alegavam que os taxistas possuíam vantagens em diversos impostos, como é o caso do IPVA, ICMS, IOF e IPI.
A aprovação da Lei 13.640 foi um caminho para a estabilidade do serviço.
Assim, muitos taxistas passaram a se cadastrar também nas plataformas estilo Uber.
Mas será que o taxista pode ser motorista Uber?
Uber Táxi
Em Julho de 2020, a Uber anunciou a chegada da categoria Uber Táxi no Brasil.
Segundo a empresa, a novidade era mais uma etapa na estratégia da Uber de oferecer mais opções para todos os usuários.
A empresa destacou a situação das corridas corporativas, realizadas através do Uber para Empresas.
Nesta categoria, é comum que as empresas tenham preferência pelos serviços de táxi, por diversos motivos, mas principalmente pois em algumas cidades, como São Paulo, o táxi pode rodar nas faixas de ônibus, garantindo mais agilidade.
A ex-diretora geral da Uber no Brasil, Cláudia Woods, explicou que “o Uber Taxi é um pedido recorrente dos nossos clientes corporativos, que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo”.
Com a chegada da categoria, taxistas credenciados pela prefeitura de São Paulo puderam se cadastrar no aplicativo.
São Paulo foi a segunda cidade da América Latina a receber a categoria, logo depois de Santiago do Chile.
Ao redor do mundo, a Uber já cadastrava taxistas há 5 anos em diversas cidades de 22 países.
Os taxistas que tenham interesse em se cadastrar na Uber devem possuir CNH com a EAR, CRLV, alvará e Condutax, além de passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.
O preço de uma corrida Uber Taxi segue a tabela de preços do município, por isso, o taxista informa no aplicativo o valor informado no taxímetro. É por isso que ao solicitar uma corrida nesta categoria, o passageiro recebe uma estimativa de preço.
Vale destacar que nas outras categorias da Uber, como UberX e Uber Black, o taxista não pode realizar corridas, apenas com carros particulares.