Prefeitura de São Paulo designa Zonas de Embarque de Aplicativos (ZEA) para organizar o trânsito e reduzir multas; medida será implementada em 10 de julho, com fiscalização do DTP e sinalização da CET.
A partir de 10 de julho, passageiros que utilizam serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99, no Aeroporto de Congonhas, deverão embarcar em uma área específica designada pela Prefeitura de São Paulo, conhecida como Zonas de Embarque de Aplicativos (ZEA).
A nova regra, que visa organizar a saída do aeroporto, será implementada em 30 dias. A chegada ao aeroporto permanece inalterada, com as áreas de desembarque já estabelecidas.
A resolução, publicada nesta última segunda-feira (10), ainda aguarda a definição do local exato de embarque das Operadoras de Tecnologia Transporte Credenciadas (OTTC).
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será responsável pela sinalização e delimitação das áreas, enquanto o Departamento de Transportes Públicos (DTP) fiscalizará o cumprimento das novas regras. As penalidades para as empresas que não seguirem as normas vão desde advertências até multas e descredenciamento para operar na cidade.
A prefeitura visa com essa regulamentação organizar os pontos de embarque, aliviar o tráfego intenso ao redor do aeroporto, melhorar a sinalização de trânsito e auxiliar nas fiscalizações públicas.
Atualmente, o acesso aos carros de aplicativo no piso inferior do aeroporto é confuso e desorganizado. Muitos motoristas cancelam corridas com medo de serem multados pela CET por estacionar em fila dupla.
Em 2023, mais de 34 mil multas foram aplicadas nas vias de acesso às áreas de embarque e desembarque de Congonhas, segundo a CET.