Pesquisar

Relatório da Uber revela impacto econômico de $8,8 milhões no Canadá pós-pandemia

ponto de exclamacao .png
Motorista
O motorista Uber pode perguntar o destino 1
O motorista Uber pode perguntar o destino 1

Pesquisa destaca segurança, conveniência e oportunidades flexíveis para motoristas, entregadores e comerciantes, além do papel da empresa no fomento da  economia do país. 

Nesta quarta-feira (31), a Uber publicou o seu Relatório de Impacto Econômico que analisa o papel desempenhado pela plataforma na economia do Canadá após a pandemia, em 2022. Segundo a empresa, o estudo revelou que a Uber desbloqueou um valor econômico estimado em $8,8 milhões para o país, oferecendo segurança, conveniência e oportunidades de ganhos flexíveis para 140.000 motoristas e entregadores, e aos comerciantes outra forma de alcançar seus clientes. 

O relatório também apontou que a Uber economiza cerca de 13 milhões de horas por ano para os passageiros canadenses, o que equivale a fazer a viagem de Vancouver a Ottawa mais de 300.000 vezes. Segundo a empresa, isso sugere a eficiência e a rapidez do serviço oferecido pela plataforma. 

Além disso, 71% dos usuários do Uber Eats concordaram que os aplicativos de entrega de comida são muito mais convenientes do que outras formas de entrega.

Receba todas as notícias pelo seu WhatsApp gratuitamente. Clique aqui e faça parte da Comunidade 55content!

No último trimestre de 2022, a Uber registrou o maior número de inscrições já visto na plataforma no Canadá. Esse crescimento pode ser atribuído, em parte, ao aumento do custo de vida, já que 76% dos entrevistados relataram que seu trabalho com o Uber ou o Uber Eats se tornou mais importante no ano passado para cobrir seus custos financeiros. Cerca de 69% disseram que teriam dificuldades em cobrir seus custos se não trabalhassem com o Uber ou o Uber Eats.

Entre os motoristas e entregadores que usam o Uber, 92% destacaram a importância da flexibilidade de horários ao escolherem esse trabalho. Essa flexibilidade é um fator atraente para muitos, permitindo que eles ajustem sua carga de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais.

Além disso, de acordo com a empresa, a Uber tem desempenhado um papel crucial na segurança das viagens noturnas, conforme indicado pelos dados do relatório. Segundo a pesquisa, 89% das mulheres que viajam afirmaram que a segurança é um fator importante ao escolherem o Uber como meio de transporte. Além disso, 77% dos passageiros concordaram que ter opções como o Uber ajuda a reduzir a direção sob influência de álcool em uma área. Para 48% dos passageiros entrevistados, seria difícil encontrar uma maneira segura de viajar à noite sem serviços de compartilhamento de viagens, como o Uber.

No que diz respeito ao Uber Eats, a plataforma tem sido importante para a entrega de mantimentos essenciais e outros produtos domésticos, contando com a adesão de grandes redes de supermercados, como Dollarama, Metro, Walmart, Costco e Food Basics. Isso permitiu que mais pessoas recebessem produtos diretamente em suas portas, em várias cidades canadenses, incluindo Trois-Rivières, Sherbrooke, Belleville, Cambridge, Orillia, Sarnia, Sudbury e a região de Niagara.

De acordo com o relatório, no ano passado, quase metade (47%) dos usuários do Uber Eats utilizaram o aplicativo para solicitar mantimentos. Além disso, cerca de um terço (30%) desses usuários usaram o aplicativo para fazer pedidos de bebidas alcoólicas pelo menos uma vez. Também, aproximadamente um quarto (26%) dos usuários do Uber Eats aproveitaram o aplicativo para fazer entregas de comida ou suprimentos para animais de estimação em pelo menos uma ocasião. Além disso, o Uber Eats se tornou a primeira plataforma de terceiros no mundo a oferecer uma opção segura e legal para a entrega de cannabis.

Como a plataforma líder em mobilidade e entrega em todo o mundo, a Uber destaca que está ciente de sua responsabilidade para com as cidades em que opera, com todos os cidadãos canadenses que utilizam seus serviços e com os motoristas e entregadores que escolhem trabalhar com a empresa.”Este relatório mostra que o Uber tem uma contribuição líquida positiva para a economia canadense nos níveis nacional e provincial. Continuaremos a encontrar maneiras de ajudar os canadenses a ir a qualquer lugar e conseguir qualquer coisa. E manteremos as conversas fluindo com motoristas e entregadores para garantir uma experiência positiva e gratificante”, avalia a empresa. 

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar