Segundo a coluna do jornalista Guilherme Amado, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e o Movimento Inovação Digital (MID) deverão representar as empresas no grupo criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou a escalar os participantes do Grupo de Trabalho que irá debater a nova regulamentação dos aplicativos de transporte. A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e o Movimento Inovação Digital (MID) deverão ser os representantes das empresas.
A informação foi publicada na coluna do jornalista Guilherme Amado.
Segundo a coluna, ao contrário do que se esperava, os grandes aplicativos não terão um assento próprio no grupo de trabalho, que deverá contar com 15 participantes.
O MTE não confirmou a informação e respondeu que ainda está trabalhando na constituição do Grupo de Trabalho para regulamentar as atividades de prestação de serviços, entregas de bens e transportes, entre outras atividades que utilizam plataformas tecnológicas para intermediar o exercício de suas atividades. “No momento não há representação definida e em breve será publicado o Decreto de constituição do Grupo de Trabalho”, respondeu a assessoria em nota ao 55content.com.br.
A Amobitec reúne empresas líderes no desenvolvimento e utilização de soluções tecnológicas inovadoras para melhorar o transporte de pessoas e de bens. “A principal bandeira da Amobitec é a defesa da Nova Mobilidade, cuja prioridade é atender o cidadão e as empresas em suas necessidades de deslocamento urbano e rodoviário de forma eficiente, inclusiva, sustentável e mais econômica”.
A associação é formada por 8 empresas do setor: Amazon, iFood, Flixbus, Uber, Zé Delivery, Buser, 99 e Lalamove. Entre os participantes estão os responsáveis pelas áreas de relações governamentais e políticas públicas das empresas, como Ricardo Leite Ribeiro (Uber) e Samuel Lemos (99).
Procurada para confirmar a informação, a associação não respondeu até a publicação da matéria.
Já o Movimento Inovação Digital (MID) é uma associação sem fins lucrativos de empresas inovadoras que estão promovendo a transformação digital no Brasil e no mundo, conectando o online e offline (fidigital) ou criando novos ambientes, como o metaverso. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para diminuir desigualdades, promover a competitividade e garantir soluções mais sustentáveis”.
O MID é formado por mais de 140 empresas, mas, ao contrário da Amobitec, nem todas são de mobilidade e entregas. Algumas das associadas do MID que são do setor são: 99, BlaBlaCar, Buser, ClickBus, Daki, Delivery Much, Eu Entrego, Facily, FlixBus e inDrive. “Estamos aguardando o convite formal, mas sim, estamos à disposição para contribuir”, explicou Vitor Magnani, presidente do MID.