Pesquisar

Pegar táxi pode economizar 30% do seu tempo, diz estudo

ponto de exclamacao .png
Motorista
Capa DriverMachine 38 1
Capa DriverMachine 38 1

O trânsito é imprevisível. Uma faixa interditada pode gerar um congestionamento de horas. Para fugir disso, pegar um táxi pode economizar até 30% do seu tempo

Um dia chuvoso aumenta o número de veículos na rua e pode fazer uma viagem de minutos levar horas. São nesses momentos que muitas pessoas desistem do transporte público. Assim, buscam soluções mais rápidas para chegar em casa ou em outro destino.

Nesse cenário, o táxi aparece como uma das melhores e conhecidas soluções. Isso porque em muitos estados é permitido o trânsito de táxi, em qualquer dia e horário, nos corredores exclusivos para ônibus.

Segundo pesquisa do grupo Data Science & Business Intelligence, da Easy Taxi, a economia de tempo pode chegar em até 30%. 

Corredor exclusivo

Os corredores exclusivos são faixas sinalizadas onde apenas os ônibus podem transitar. Geralmente, esse trânsito tem horários específicos. Na cidade de São José do Rio Preto, por exemplo, a circulação é exclusiva das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30. Contudo, os horários e dias da semana podem variar de cidade para cidade.

Transitar na faixa exclusiva para ônibus gera multa ao condutor. De acordo com o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita” é considerada infração leve.

Já “transitar na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo” é infração grave.

As duas infrações têm a multa como penalidade.

Entretanto, “transitar na faixa ou via de trânsito exclusiva, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente” é considerado infração gravíssima. A pena é multa e apreensão do veículo.

Táxis na faixa exclusiva

Porém, boa parte dos taxistas do país não precisam se preocupar. Isso porque diversas cidades brasileiras como São Paulo e Belo Horizonte já liberaram a passagem. 

Além disso, a cidade de São Paulo liberou não só o acesso dos táxis comuns, mas também de táxis de aplicativo

Outras vantagens

Ainda falando de rapidez, a facilidade para chamar um táxi, principalmente em lugares com grande concentração de pessoas, chama atenção.

Aeroportos, shoppings e grandes supermercados costumam ter pontos fixos de táxi. Então, o passageiro só precisa sair do local e já terá um táxi a aguardando. Isso evita a espera de solicitar e aguardar um carro de aplicativo. 

Alinhando os dois pontos anteriores, surge outra vantagem do táxi: não há tarifa dinâmica, algo comum em aplicativos particulares.

A tarifa dinâmica ocorre em horários de pico como fim de expediente, em chegada e saída de shows, dias chuvosos, etc.

Quando muitas pessoas solicitam um carro de app ao mesmo tempo em um mesmo lugar, a demanda de pedidos é maior que a de carros disponíveis. Isso faz o preço subir, podendo chegar até a 5x do valor original.

Outro ponto positivo que faz com que muitos passageiros ainda prefiram viajar de táxi é a segurança.

Muitos passageiros se sentem mais seguros viajando de táxi por conhecerem os taxistas ou pela cooperativa ser mais acessível do que grandes corporações como a Uber.

Para a aposentada Adelina Lima, 80 anos, a proximidade com os taxistas vai além da segurança. “Os motoristas de Uber quase sempre terminam uma corrida e já aceitam outra. Ai a gente tem que descer logo do carro. Eu pego táxi quando vou ao mercado e o taxista sempre tem tempo para me ajudar a descer e levar as compras até o meu prédio. É uma relação mais pessoal”.

Para mais notícias sobre o mercado de táxis, visite nosso blog.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar