Mark Grether, vice-presidente e gerente geral da divisão de publicidade da Uber, anunciou a novidade ao Wall Street Jounal.
Que a Uber já deixou de ser apenas um aplicativo que conecta passageiros a motoristas particulares, isso nós já sabemos. Além de outros modais de transporte como táxi, mototáxi e ônibus, a empresa realiza operações de delivery e até frete interurbano.
Agora, a empresa começa a fortalecer sua divisão de publicidade. No Brasil, os usuários mais atentos já devem ter percebido propagandas de marcas como a Paramount e a franquia de filmes Velozes e Furiosos.
No início do ano, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi disse que a base de anunciantes ativos havia crescido 80% em uma comparação ano ano.
Em fevereiro, quando a empresa anunciou seus resultados de 2022, a Uber divulgou que os anúncios no aplicativo de mobilidade já estavam disponíveis em oito mercados. Foram mais de 315 mil publicidades ativas durante o último trimestre, resultando em uma receita projetada de US$ 500 milhões no setor.
Três meses depois, no relatório dos resultados do primeiro trimestre, a empresa divulgou que houve mais de 343 mil anunciantes ativos. A empresa também lançou uma plataforma de autoatendimento para anúncios. A companhia disse que pretende atingir US$ 1 bilhão em receita de publicidade até 2024.
O novo passo para esse objetivo foi anunciado na última quinta-feira (15) por Mark Grether , vice-presidente e gerente geral da divisão de publicidade da Uber, em entrevista ao Wall Street Journal.
A Uber começará a vincular propagandas em vídeos de até 90 segundos. Eles serão vinculados tanto no aplicativo de carona, no Uber Eats e no Drizly, que é um aplicativo da Uber voltado para o delivery de bebidas alcoolicas.
Em cada uma das plataformas, os anúncios aparecerão em momentos diferentes. No aplicativo do passageiro, os anúncios aparecem enquanto os usuários esperam que seus motoristas cheguem e durante as viagens. Também haverá tablets instalados dentro de alguns carros.
No Uber Eats, os anúncios vão aparecer depois que os clientes fizerem os pedidos e continuará até que suas entregas cheguem. Por fim, no Drizly, eles serão mostrados nos resultados de pesquisa do aplicativo e do site, além de em outras áreas do site.
Inicialmente, haverá apenas um anunciante por viagem ou pedido, com exceção dos tablets em veículos.
A novidade será lançada nos Estados Unidos já na próxima semana. Em seguida, estará no Reino Unido, França e Austrália. Os tablets serão instalados em algumas cidades do EUA.
De acordo com o executivo da Uber, uma viagem no app dura aproximadamente 15 minutos, e os passageiros gastam cerca de dois desses minutos prestando atenção ao aplicativo em média.
“Temos dois minutos de sua atenção. Sabemos onde você está, sabemos para onde você está indo, sabemos o que você comeu”, disse ele. “Podemos usar tudo isso para basicamente direcionar um anúncio em vídeo para você.”
Segundo a matéria, a empresa deve usar a publicidade para promover seus próprios serviços, por exemplo, oferecendo um cupom de um restaurante do Uber Eats para um passageiro que esteja desembarcando próximo ao local.