“O radar de viagens transformou a Uber em um sistema de leilão”, diz Fabricio Bispo

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Motorista
Motorista Bispo Sutton
Motorista Bispo Sutton

Dando sequência ao especial de final de ano da 55 sobre o ano de 2023, o próximo entrevistado é o motorista Fabrício Bispo Sutton que atua no ramo desde setembro de 2015. Fabricio possui um canal no YouTube, conhecido como O Bispo Uber, que conta com mais de 11 mil inscritos.

Para ele, a principal mudança positiva foi a possibilidade de ver o destino e o valor da corrida antes de aceitá-la, enquanto a negativa se concentrou na redução dos valores pagos e na introdução do ‘radar de viagens’ pela Uber, um sistema de leilão que frequentemente resulta em valores baixos para as corridas. 

Além disso, Bispo ressalta que as taxas variáveis obrigaram os motoristas a serem mais seletivos na escolha de corridas para assegurar a lucratividade, resultando em recusas de chamadas e jornadas de trabalho mais longas para atingir as metas diárias. 

Ele destaca que para 2024, as expectativas giram em torno da esperada regulamentação federal e da necessidade urgente dos motoristas em aprender a gerir seus custos operacionais para manter a lucratividade. 

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2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

A implantação do cartão de viagens pela Uber introduziu a cobrança de uma tarifa variável, complicando nosso trabalho. Isso nos obrigou a ser mais seletivos na escolha de corridas para garantir lucratividade. Consequentemente, passamos a recusar mais corridas, pois as chamadas não seguem um padrão definido. Esse aumento na seletividade resultou em jornadas de trabalho mais longas para alcançar nossa meta diária.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Entender o novo sistema de tarifas para conseguir realizar corridas lucrativas. 

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

Os motoristas agora podem ver o endereço de destino e o valor da corrida antes de aceitá-la. Contudo, um efeito negativo tem sido a redução nos valores pagos. A mudança mais impactante e negativa foi a introdução do ‘radar de viagens’ pela Uber, onde as corridas são oferecidas em um sistema de leilão, resultando frequentemente em valores muito baixos.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Principalmente pela liberdade de tempo e localização. Liberdade para trabalhar e ser dono do próprio negócio!

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

A espera pela regulamentação federal é grande, e é essencial que os motoristas aprendam urgentemente a gerir seus custos operacionais. Isso é fundamental para que possam continuar exercendo suas atividades de forma lucrativa.

O que você mais deseja para esta profissão para o próximo ano?

Ir trabalhar sabendo que receberemos uma tarifa justa e previsível por quilômetro percorrido nos permite aceitar a maioria das corridas. Assim, a cada dia, podemos nos dedicar mais a oferecer um excelente atendimento aos nossos clientes.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Administrar o negócio de forma empresarial, compreendendo detalhadamente os custos e o lucro, e alocar uma parcela dos recursos para investimentos a médio e longo prazo.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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