Cláudio Sena é um dos principais influenciadores do Brasil no ramo dos motoristas de aplicativo, com mais de 50 mil seguidores no Instagram e 124 mil inscritos no canal Claudião no Youtube.
Cláudio não observou melhoras nas plataformas, mas avalia que o Cálculo de Ganhos, ferramenta desenvolvida pelo StopClub, foi um dos pontos altos do setor em 2023.
Para 2024, ele é categórico: espera que a regulamentação proposta pelo governo federal não prospere e que uma proposta alternativa, através do congresso nacional, consiga melhorar a vida dos motoristas.
2023 foi melhor ou pior para quem é motoristas de aplicativo em relação a 2022? Por que?
Não vi evolução alguma de 2022 para 2023, pois os ganhos até foram achatados com os ajustes feitos pela Uber. O Radar de Viagens é um deles.
Tenha em mente que, ao longo dos anos, desde 2016, todo ajuste feito pela Uber retirou ganhos e aumentou jornada de motoristas.
Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?
Manter os ganhos, pelo menos tentar mantê-los, uma vez que com a política tarifária predatória (principalmente) da Uber, aumentar os ganhos tornou-se uma tarefa quase que impossível.
Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?
Mudança em si mesmo que mereça um destaque positivo, não houve. Mas uma grande novidade que é muito útil para motoristas por aplicativos, ponto de incomodar Uber e 99, e que trouxe mais transparência nas solicitações de viagens, foi o Cálculo de Ganhos, ferramenta desenvolvida pelo StopClub.
Com relação a mudança negativa, que merece ser destacada, está o Radar de Viagens, da Uber. Essa mudança piorou que já era ruim porque através desse recurso a Uber reduziu ainda mais os já baixos preços praticados.
Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?
Penso que, apesar da injusta política tarifária dos aplicativos, essa atividade ainda é a preferida por muita gente, devido a flexibilidade, e a dinâmica de interação a todo momento com pessoas diferentes. Especialmente para aqueles que, como eu, trabalham como complemento de renda, vale a pena.
Quais as expectativas para 2024?
Falar de expectativas, mas com os pés no chão, primeiro, que a regulamentação proposta pelo governo e sindicatos não seja aprovada, pois ela é muito ruim para motoristas. Mas que uma proposta alternativa, através do congresso nacional, consiga enquadrar as plataformas no nível de responsabilidade do qual elas fogem atualmente. Me refiro essencialmente a política tarifária e ao tratamento, minimamente digno, com motoristas.
E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?
A recomendação que eu sempre faço é que todo motorista por aplicativos deve todo motorista por aplicativos deve esforçar-se para não depender da Uber, de 99, ou inDrive, bem como qualquer outra plataforma. Essa atividade não oferece futuro a ninguém. Que cada motorista se empenhe para ter fontes alternativas de renda, e usar os aplicativos conforme o próprio interesse e conveniência de horário. Porque desta forma, os ganhos serão melhores (embora quantitativamente menores), o prazer de trabalhar será melhor, com maior qualidade. A Uber não quer isso. Ela quer motoristas dependentes da atividade porque desta forma ela continua praticando tarifas com “preços de banana podre enfim de feira”.
O que você mais deseja para esta profissão para o próximo ano?
Que seja possível termos ganhos realmente justos, e um tratamento com um mínimo de respeito por parte das plataformas.
O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?
Tornar-se independente dos aplicativos.