Acordo visa entender os impactos da tecnologia de veículos híbridos flex na experiência para motoristas e passageiros da 99.
A partir desta semana, os motoristas da 99 passarão a utilizar o Toyota Corolla Cross em versões híbridas flex em um teste de rodagem na cidade de São Paulo.
A parceria entre a plataforma e a KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, tem como objetivo coletar dados sobre a usabilidade dos modelos híbridos flex no transporte por aplicativo, além de promover mais conforto, sustentabilidade e tecnologia na mobilidade urbana. A parceria foi oficializada em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (18), com representantes das duas empresas.
Os veículos serão emprestados para motoristas escolhidos pela 99.
Há um ano, a empresa foi a primeira a realizar, no país, testes de modelos elétricos por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 e composta por outros 12 atores do ecossistema de eletrificação com o objetivo de construir o futuro da mobilidade no Brasil.
Entre abril de 2022 e fevereiro de 2023, a empresa colocou 450 veículos elétricos em 74 mil viagens realizadas pelo aplicativo, proporcionando a experiência da eletromobilidade para mais de 100.000 passageiros e evitando a emissão de 7 toneladas de CO2.
Além disso, os motoristas de aplicativo que optam por veículos elétricos podem reduzir os gastos com abastecimento em cerca de 80% em comparação com os combustíveis fósseis e aumentar a rentabilidade em até 25%.
Esses dados foram apresentados durante o SP Tech Summit, evento que debateu soluções de descarbonização por meio da eletromobilidade.
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“A parceria com a KINTO é fundamental para a maturidade do projeto da 99 para eletrificação de sua frota no Brasil. Os modelos híbridos são hoje a porta de entrada para a eletrificação, pois não dependem de infraestrutura adicional, como carga externa, e desempenham um papel importante na redução de CO2 e nos custos com combustível, um fator relevante para os motoristas de aplicativos”, comenta Fernando Pfeiffer, diretor de estratégia do Driver LAB na 99, um centro focado no desenvolvimento de novas soluções para condutores. “A partir dos testes, conseguiremos mensurar o impacto da tecnologia no dia a dia dos motoristas de alta rodagem, além de entender como isso influencia na experiência do passageiro”, complementa.
Participação da KINTO
A KINTO fornecerá suporte para a 99 durante os testes de veículos híbridos por meio do serviço de gestão de frotas corporativas KINTO One Fleet.
O serviço inclui documentação, seguro, telemetria, gestão de multas, manutenção, logística, assistência 24 horas e relatórios para gestão de frota e customização de veículos. O serviço está disponível no Brasil desde o final de 2020.
“A KINTO tem como missão ser o parceiro ideal de mobilidade de nossos clientes. Unir esforços com a 99 em prol da mobilidade urbana é de extrema importância para nós. Estamos levando a mais clientes a possibilidade de se locomoverem da maneira mais conveniente, além de contribuir para a descarbonização. Queremos apresentar os benefícios da tecnologia híbrida flex para todos, na qual a Toyota é pioneira”, comenta Roger Armellini, diretor comercial da KINTO e diretor de mobilidade, transformação digital e value chain da Toyota para América Latina e Caribe.
Tecnologia híbrida flex e descarbonização
A Toyota apresentou o sistema híbrido em 2019 no Corolla sedã, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. Agora, esse sistema também equipa o Corolla Cross, tornando-o o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil. Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido pode rodar 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade quando abastecido com etanol.
“A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro desde a chegada do Prius, em 2013. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam mais de 50% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea. Já em 2023, a montadora se consolida ainda mais na liderança com quase 5 mil unidades eletrificadas vendidas. Durante os quatro anos da tecnologia, já foram somadas quase de 60 mil unidades comercializadas”, comenta Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.
O sistema híbrido flex da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol e 98 cv a 5.200 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm. Esse motor trabalha em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, proporcionando aceleração suave e excelente conforto em qualquer tipo de condução.
Além disso, os veículos híbridos flex no Brasil ajudaram a evitar a emissão de mais de 10 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esse valor foi obtido a partir de um relatório da CETESB de São Paulo, que mostra que esses veículos emitem cerca de 70% menos CO2 do que um veículo movido a gasolina, considerando todo o ciclo de produção e uso do combustível.
Transporte por aplicativo deve liderar a eletrificação no Brasil
Um estudo da McKinsey de 2022 sugere que as empresas de transporte por aplicativo e seus motoristas devem liderar a adoção de carros elétricos e híbridos no Brasil, e que até 2040, 13 milhões desses veículos devem estar em circulação no país, representando 23% de toda a frota. A pesquisa indica que, para quem usa o carro intensamente, como os motoristas de aplicativo, o custo total de propriedade do veículo elétrico se tornará equivalente ao do veículo a combustão muito antes daqueles que usam o carro para fins pessoais.
A equiparidade deve ocorrer já em 2023 para quem roda mais de 150 quilômetros por dia e em 2030 para aqueles que dirigem cerca de 30 quilômetros por dia.