Pesquisar

inDrive anuncia serviço de entregas para grandes empresas no Brasil e testa pagamento com cartão de crédito

ponto de exclamacao .png
Aplicativos de Transporte, Entregador, inDrive, Motorista
inDrive
inDrive

Objetivo da empresa é combater a injustiça dos algoritmos, oferecendo serviços de forma mais justa e soluções personalizadas.

A inDrive, serviço de transporte que opera no modelo “Ofertas em Tempo Real” e que está se estabelecendo como concorrente direto da Uber e da 99, anunciou nesta terça-feira (30), em evento realizado na capital paulista, algumas novidades para sua operação no Brasil, que devem tanto expandir suas atividades quanto aprimorar a experiência do usuário no app. 

Uma das novidades é o Delivery Pro, uma opção de entrega B2B para grandes empresas. O novo serviço será lançado em breve, durante o inverno brasileiro (entre junho e agosto), mas não foi revelado em quais cidades a inDrive iniciará. 

O Delivery Pro operará de três maneiras distintas: 

1) fornecendo serviços de entrega sob demanda, permitindo contratações avulsas; 

2) oferecendo uma frota de entregadores terceirizados como serviço para empresas clientes; 

3) disponibilizando uma plataforma de gestão de entregas para empresas que possuem frota própria, mas necessitam de tecnologia para gerenciá-la.

“A nossa incursão no mercado B2B atendendo agora grandes empreendimentos reflete o nosso compromisso em atender de forma eficiente as demandas e necessidades específicas de empresas em uma escala maior. Essa expansão para o segmento B2B é um fator crucial que demonstra o nosso interesse em ampliar nossa escala, alcance e oferecer soluções personalizadas para atender às necessidades do mercado corporativo”, explica Sardana Mikheeva, vice-presidente de operações da inDrive.

Receba todas as notícias pelo seu WhatsApp gratuitamente. Clique aqui e faça parte da Comunidade 55content!

O novo serviço será principalmente baseado em veículos urbanos de carga (VUCs) e se concentrará em realizar entregas dentro do mesmo estado. A operação será realizada por meio de um aplicativo exclusivo, diferente do aplicativo InDrive utilizado pelo público em geral. 

A plataforma B2B será operada de forma independente do segmento de entrega para indivíduos e pequenas e médias empresas (PMEs) da InDrive. Enquanto isso, segundo dados apresentados na coletiva de imprensa, o segmento de entrega para pessoas físicas e PMEs tem apresentado um rápido crescimento, com um aumento de 160% na receita de 2021 para 2022. O Brasil representa 40% das entregas da InDrive em todo o mundo. Além disso, no primeiro trimestre de 2023, a receita das entregas no Brasil aumentou 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Outra novidade da InDrive é a sua incursão no segmento de mototáxi. Atualmente, essa expansão está sendo testada em algumas cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil, como Manaus e Teresina. A empresa está priorizando cidades onde o mototáxi é mais culturalmente aceito e onde não há impedimentos legais para a sua operação. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, o serviço de mototáxi da InDrive não deverá ser lançado devido à falta de liberação da prefeitura.

Uma das novidades mais aguardadas pelos usuários da inDrive é a implementação do pagamento “cashless”, ou seja, sem a necessidade de usar dinheiro físico. Atualmente, ao final de uma viagem, é preciso pagar em dinheiro ou através do PIX. No entanto, a empresa já começou a testar a opção de cadastrar um cartão de crédito no aplicativo, permitindo que as transações sejam concluídas diretamente pela plataforma, de forma semelhante ao Uber e ao 99.

“Um dos principais desafios enfrentados pela empresa tem sido a resistência de alguns motoristas em adotar o pagamento via dinheiro em espécie, optando pelo uso do cartão de crédito. Com base no feedback dos usuários e no compromisso de atender suas necessidades, a inDrive planeja introduzir o pagamento cashless em seu aplicativo, a fim de integrar essa funcionalidade e oferecer mais opções de pagamento aos motoristas”, afirma Thyerry Mendes, líder da equipe de aquisição de motoristas.

Esse novo sistema está em fase de testes no interior de Minas Gerais e traz benefícios significativos, como maior conveniência para os usuários. Além disso, essa atualização possibilita a cobrança de uma taxa de cancelamento para compensar os motoristas caso um passageiro cancele a viagem após o condutor ter se deslocado em vão até o local de partida. Essa cobrança atende a uma solicitação dos próprios motoristas da plataforma. Porém, não foi divulgada uma data limite para a implementação da novidade nas demais cidades do Brasil. 

A InDrive busca se destacar no mercado ao oferecer uma remuneração mais atrativa para os motoristas. A empresa cobra 9,99% do valor da corrida, o que representa uma taxa menor em comparação com outros aplicativos do setor. Além disso, a InDrive adota uma abordagem diferente ao não utilizar um algoritmo para definir o preço das corridas. Em vez disso, o aplicativo permite que condutores e passageiros negociem diretamente o valor da corrida, buscando chegar a um acordo justo para ambas as partes. 

Além disso, segundo Mendes, a inDrive tem se empenhado em promover iniciativas de regionalização e fortalecer lideranças locais para melhor entendimento e customização de sua plataforma. Recentemente, a empresa iniciou um projeto piloto em São Paulo, estabelecendo um ponto de apoio para atender e orientar os motoristas. Esses encontros semanais proporcionam uma oportunidade única para a equipe da inDrive compartilhar informações sobre o aplicativo, demonstrar suas funcionalidades e discutir pontos específicos que podem não ter sido compreendidos anteriormente pelos motoristas.

“Enquanto a maioria dessas reuniões ocorre virtualmente, por meio de plataformas como Zoom e Google Meetings, a inDrive também recebe pessoalmente os motoristas em seu escritório em São Paulo. Esse contato direto e pessoal com os motoristas reforça o compromisso da empresa em colocar pessoas em primeiro lugar, garantindo que cada motorista seja ouvido e compreendido individualmente. A equipe da inDrive trabalha para atender às necessidades dos motoristas, em vez de fornecer apenas suporte automatizado, como chatbots ou respostas por e-mail”, disse o líder. 

Outra iniciativa realizada no ponto de apoio em São Paulo é a distribuição diária de adesivos identificadores, conforme exigido pela legislação local. A inDrive também visita periodicamente suas principais cidades, promovendo eventos para aproximar-se dos motoristas e proporcionar um ambiente propício para o diálogo.

“Nossa abordagem é baseada no compromisso com as pessoas. Queremos estar presentes, ouvir e entender nossos motoristas em um nível pessoal. Não se trata apenas de oferecer um serviço de transporte, mas sim de construir relacionamentos significativos com aqueles que são parte fundamental do nosso negócio”, completa Mendes. 

Por fim, a InDrive também busca levar sua filosofia de negociação sem algoritmos para outras atividades. A empresa começou em abril a permitir a contratação de outros serviços, como o de faxineiro, encanador, chaveiro, cabeleireiro, etc., com valores definidos em comum acordo entre o usuário e o prestador de serviço. 

Desde sua chegada ao Brasil, em 2018, a inDrive tem expandido rapidamente sua presença em território nacional. Atualmente, a empresa está presente em 27 estados brasileiros e em 130 cidades, com planos de alcançar mais 100 cidades até o final deste ano.  Além disso, até o ano de 2030, a InDrive tem como meta atingir um impressionante número de 1 bilhão de pessoas por meio de sua missão de combater a “injustiça dos algoritmos”.

“Nosso objetivo é trazer o peso global da nossa marca, mas com uma abordagem local, levando em consideração as características e sentimentos locais para atender o público brasileiro, tanto os usuários que oferecem serviços quanto os usuários que demandam esses serviços. A partir de uma perspectiva institucional e empresarial, nosso principal pilar continua sendo combater injustiças e oferecer serviços de forma mais justa para ambas as partes, buscando atender às necessidades desses dois grupos importantes em nossa plataforma. Atualmente, estamos focados em aprimorar nosso produto, usabilidade e experiência do usuário no aplicativo. Temos como guias fundamentais a tecnologia, a informação e os dados que coletamos para aprimorar cada vez mais os serviços que oferecemos no Brasil”, destacou Íris Freund, diretora de estratégia de mercado da InDrive. 

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar