O Grab é um aplicativo de transporte asiático que ainda não atua no Brasil. Conheça mais sobre ele.
O Grab foi fundado em junho de 2012, por Anthony Tan e Tan Hooi Ling, com o nome de My Teksi.
Na época, o objetivo principal da empresa era criar no Sudeste Asiático um aplicativo para táxis semelhante aos existentes nos Estados Unidos.
A ideia foi de Anthony, que estudava na Harvard Business School. Assim, o My Teksi foi lançado na Malásia, com uma doação de 25 mil dólares da faculdade.
Um ano depois, o app passou a se chamar GrabTaxi e foi expandido para Filipinas, Cingapura e Tailândia.
Em 2014, chegou ao Vietnã e Indonésia. Então, foi lançado o GrabCar — modalidade de carros particulares —, além do GrabBike e do GrabCar + ( um serviço de carros de última geração). Além disso, a sede da Grab migrou para Cingapura.
Em 2016, a empresa passou a se chamar apenas Grab e a englobar todos os serviços oferecidos, e lançou o GrabChat, um aplicativo de mensagens para passageiros e motoristas. Este também foi o ano em que a empresa deixou de ser exclusivamente do ramo de transportes e lançou o GrabPay, uma plataforma de pagamentos online para comerciantes terceirizados.
Dois anos depois, a Grab fundiu-se com as operações da Uber no Sudeste Asiático.
E os lançamentos não pararam por aí. Em 2018, a empresa lançou mais três categorias:
- GrabFood: delivery de comida;
- GrabExpress: serviço de correio;
- Grab Financial: pagamentos, seguro e financiamento.
No final do ano passado, a empresa anunciou uma parceria com Careem e JapanTaxi.
Assim, os usuários do Oriente Médio e do Japão poderiam reservar viagens usando o app da Grab nestas localizações.
Como funciona?
Para motoristas
Os motoristas que desejam firmar parceria com a Grab precisam apresentar:
- Documentos como carteira de motorista, seguro, carteira profissional de taxista ou licença de motorista particular (emitidos de acordo com cada país);
- Ter, no mínimo, um ano de experiência;
- Ter concluído com aprovação o Treinamento e Avaliação do Motorista de Transporte Grab;
- Extrato bancário no próprio nome.
Para passageiros
Em primeiro lugar, o usuário interessado em uma viagem — ou até em delivery — deve baixar o aplicativo na loja virtual.
Depois, é preciso preencher dados pessoais como: número de telefone e endereço de e-mail. Um código de confirmação é enviado ao usuário. Ele tem, ainda, a opção de logar com o Facebook ou conta Google.
Então, ele passa por mais uma etapa de verificação, onde preenche um formulário a fim de verificar a identidade.
Por fim, o usuário precisa adicionar a forma de pagamento, que pode ser feito através de carteira virtual ou de cartão (débito/crédito).
E pronto! Agora o usuário está cadastrado e pode usar o app para reservar viagens, pedir comida, realizar pagamentos etc.
Locais de atuação
Atualmente, a Grab atua apenas na Ásia, em países como: Cingapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Filipinas, Myanmar e Camboja.
Você pode conferir a lista completa dos locais clicando aqui.